Tarcísio posta foto com Elon Musk no centro de SP; imagem foi gerada por IA

No post, Tarcísio fez um comentário em tom de brincadeira, sugerindo a realidade fictícia criada pela IA

17 dez 2024 - 12h12
Imagem de Tarcísio e Musk no centro de SP chama atenção para uso de IA
Imagem de Tarcísio e Musk no centro de SP chama atenção para uso de IA
Foto: Reprodução/Instagram/Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou nesta segunda-feira (16) em suas redes sociais uma imagem ao lado do bilionário Elon Musk, como parte de uma ação para promover o projeto de transferência da sede administrativa do governo paulista para o Centro da capital.

A imagem, gerada por inteligência artificial (IA), não foi inicialmente sinalizada como tal, gerando questionamentos sobre transparência no uso da tecnologia.

Publicidade

No post, Tarcísio fez um comentário em tom de brincadeira, sugerindo a realidade fictícia criada pela IA:

"Talvez digam por aí que é inteligência artificial, mas a verdade é que sou eu levando o Elon Musk para dar uma volta no centro da capital e mostrar onde vai ficar a nova sede do Governo do Estado por lá! É, o Elon por aqui? Talvez não. Mas o novo Centro Administrativo do governo de São Paulo vai sim se tornar realidade!"

Apesar do tom leve, a imagem gerou repercussão nas redes sociais. Consultado pela TV Globo, o Palácio dos Bandeirantes confirmou que a foto foi criada por IA e esclareceu que Musk não está no Brasil.

Além da marca do Grok, uma ferramenta de inteligência artificial disponível na rede social X (antigo Twitter), no canto inferior da imagem, usuários apontaram falhas comuns em criações por IA, como rasgos na camisa de Musk e um "buraco" no couro cabeludo do bilionário. 

Publicidade

Transferência da sede do governo

A publicação de Tarcísio está atrelada ao projeto anunciado em abril deste ano, que visa transferir a sede administrativa do governo estadual do Morumbi, na Zona Sul, para Campos Elíseos, no Centro de São Paulo. A iniciativa, segundo o governo, tem como objetivo revitalizar a região, aumentar a circulação de pessoas e reforçar a sensação de segurança.

Com investimento estimado em R$ 4 bilhões, a mudança faz parte de um conjunto de medidas para requalificar o Centro histórico da cidade.

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se