Tartarugas carregando iPads causam revolta na internet

Com o intuito de defender os animais, parte de uma exposição, abaixo-assinado já contém 5,5 mil pessoas

11 ago 2014 - 14h55
<p>Na exposição, três tartarugas ainda caminham em um espaço fechado e filmam com os iPads</p>
Na exposição, três tartarugas ainda caminham em um espaço fechado e filmam com os iPads
Foto: Aspen Art Museum / Reprodução

Uma exposição de arte no Aspen Art Museum em Colorado, nos Estados Unidos, gerou revolta de milhares de internautas. Isso porque três tartarugas aparecem com dois iPads presos aos seus cascos por meio de um suporte na instalação artística “Moving Ghost Town” (do inglês, ‘Movendo uma Cidade Fantasma’) do artista Cai Guo-Qiang.

Na exibição, as tartarugas caminham em um espaço fechado e filmam com o gadget.

Publicidade

Ativistas em prol do direito dos animais estão preocupados com o uso do tablet poder causar machucados nos répteis. Um abaixo-assinado foi publicado na internet chamando a instalação de “exploração e abuso aos animais” teve a adesão de 5,5 mil pessoas. Os participantes pedem para que os iPads seja retirados das tartarugas e que elas sejam colocadas de volta ao seu habitat natural.

“Por favor, parem com está exploração desnecessária dos animais e façam a coisa certa ao tirar os iPads das costas das tartarugas e as colocando de volta em seu habitat natural”, disse Lisbeth Oden, autora do abaixo-assinado.

O museu, por sua vez, respondeu em sua página no Facebook, antes da abertura da exposição, que os tablets da Apple têm um “peso insignificante” e que os gadgets são montados com uma técnica usada por pesquisadores estudando tartarugas na natureza. 

“É o método mais benigno para rastrear animais na natureza”, explica o museu em post nas redes sociais. A instituição afirma também que os animais tem acompanhamento diário de um veterinário.

Publicidade

Mesmo com o abaixo-assinado, a exposição deve ter início no sábado e seu término está agendado para o dia 5 de outubro.

Túnel do tempo: relembre gadgets dos anos 80 e 90

Fonte: Terra
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações