A Microsoft lançou novos PCs com IA, que prometem superar os produtos da Apple, com comandos de voz e texto para diversas tarefas, desafiando a Apple a aprimorar sua relação com o Google.
Os novos PCs equipados com Inteligência Artificial, lançados pela Microsoft e seus principais parceiros de hardware (Dell, HP, ASUS, Samsung...) prometem bater de frente com os melhores produtos da Apple, e superá-los.
Nenhuma empresa do planeta está tão na crista da onda contra a galera de Redmond. Maior valor de mercado do mundo, nesse momento eles resolveram enfrentar todo mundo, e dado o quanto seu portfólio é extenso e saudável, por que não?
Afinal, a Microsoft lidera ou quase lidera alguns dos maiores e mais lucrativos mercados do mundo. Sistemas operacionais, games, nuvem, IA, LinkedIn, Teams, com presença significativa em vários outros, entre eles hardware.
E o que esses novos PCs tem de mais? IA, por todo lado. Com um botão dedicado que chama o ChatGPT, que fica ativo lendo a tela do usuário enquanto ele trabalha e tomando ações para ajudá-lo, seja buscando dados adicionais numa pesquisa, formatando uma planilha excel, dando palpites no seu último power point e até criando gráficos incríveis para um cartão de aniversário, tudo via comandos de texto e, ainda mais simples, de voz.
O seu PC agora terá, portanto, um assistente pessoal, eficiente, poderoso, inteligente, poliglota, sempre do seu lado, pronto pra qualquer tarefa.
E a Apple? Fantástica em hardware como sempre foi, como vai reagir? Porque ela ficou pra trás na corrida da IA, vai ser difícil se recuperar agora e, portanto, terá como melhor opção aprofundar ainda mais sua relação com outro grande jogador nessa disputa, o Google.
E você, que desafios acha que se seguirão na integração de hardware e IA?
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.