A 'Pesquisa A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros', realizada pela ESPM-SP e o boletim Jornalistas&Cia, concluiu que 56% dos jornalistas usam IA em suas atividades jornalísticas e que 66,9% consideram positivamente a capacitação para uso de IA.
Desde que o ChatGPT surgiu e colocou a Inteligência Artificial Generativa na ordem dia do dia, seu uso no jornalismo passou a ser tema de debates entre os profissionais da área. Agora, a pesquisa inédita “A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros” faz um raio-x sobre a relação ds jornalistas com a IA e de que forma seu uso impacta na execução de diferentes tipos de tarefas.
Realizada pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas da ESPM-SP, em parceria com o boletim Jornalistas&Cia, a pesquisa teve o objetivo de identificar o nível de conhecimento e utilização da Inteligência Artificial Generativa por jornalistas no Brasil. O estudo também buscou mapear as preocupações sobre o uso da IA na prática jornalística.
A primeira fase do estudo foi conduzida de 19 de dezembro de 2023 a 24 de fevereiro de 2024, através de um questionário online que contou com a participação de 423 jornalistas de diversas regiões do Brasil. Os participantes responderam a 13 perguntas em escala Likert, abrangendo várias faixas etárias, áreas de atuação, funções e vínculos empregatícios.
Principais resultados da pesquisa
A pesquisa revelou que 56% dos jornalistas utilizam IA em suas atividades jornalísticas, embora 38,3% dos respondentes tenham expressado discordância parcial ou total com o uso da tecnologia.
Os jornalistas utilizam a IA principalmente na produção de conteúdo (53,9%), seguido pela apuração (27,2%), distribuição (20,1%) e operações comerciais (14,9%).
A pesquisa também destaca exemplos específicos de utilização da IA, como otimização de processos, produção e edição de textos, e automação de tarefas.
Outros 26,5% dos jornalistas afirmam não usar IA de forma alguma. Além disso, 76,5% dos profissionais não receberam treinamento sobre o uso da IA, indicando uma falta significativa de capacitação na área.
A pesquisa aponta uma lacuna notável no treinamento sobre IA, com 69,2% dos jornalistas afirmando nunca terem recebido treinamento específico. Essa falta de capacitação é percebida mesmo entre aqueles que utilizam a IA regularmente.
Quando questionados sobre a possibilidade de se capacitar para o uso de IA, dois terços (66,9%) dos jornalistas consideram a possibilidade, enquanto 20,8% veem alguma impossibilidade.
A pesquisa também revela uma divisão de opiniões sobre os impactos da IA no mercado de trabalho jornalístico: enquanto mais da metade espera impactos positivos, uma grande maioria (68,3%) teme cortes de postos de trabalho devido à tecnologia.
Segunda fase
No segundo semestre do ano acontecerá a segunda fase da pesquisa e envolverá entrevistas abertas e qualitativas para aprofundar as respostas sobre o uso de ferramentas de IA na prática jornalística.
Veja os dados completos da pesquisa aqui.
(*) Alexandre Gonçalves é jornalista, fundador da agenteINFORMA – conteúdo e produtos digitais, e desde março de 2023 edita a newsletter agenteGPT, onde compartilha insights e sua experiência de usuário do ChatGPT.