O novo RH: a Inteligência Artificial entrou no jogo

19 fev 2025 - 05h59
Resumo
A IA está mudando muitas profissões, inclusive as contratações, com destaque para áreas de Computação e Matemática, Arte, Design e Mídia, e Educação.
Foto: Reprodução

Atenção, profissional de RH: a IA já está mudando muitas profissões. E também a própria maneira como as contratações são feitas. Estas são as conclusões de uma megapesquisa (feita via uma IA, o Claude, da Anthropic) e um estudo (feito pelo próprio LinkedIn).

A pesquisa da Anthropic foi baseada em milhões de conversas com o Claude, realizadas nos EUA. Ela dá insights fascinantes de como diferentes profissões estão incorporando a IA no seu dia a dia no escritório.

Publicidade

Pra surpresa de ninguém, os profissionais de Computação e Matemática lideram no uso de IA. Eles representaram 37,2% das conversas relacionadas à IA, apesar de serem 3,4% da força de trabalho total nos Estados Unidos.

Mas muitos profissionais de criação em Arte, Design e Mídia, e profissionais da Educação, estão bem altos no ranking de adoção de IA - que já se provou ser muito útil na geração de conteúdo e auxílio pedagógico.

E a IA tá substituindo profissionais? Bem, 57% das interações com IA envolvem o que a galera já chama de "aumento de capacidade", situação em que a IA assiste um ser humano em suas tarefas.

Mas a resposta é "sim". Porque 43% das interações focam em automação: a IA realiza tarefas com mínima intervenção humana.

Publicidade

O link para o estudo completo está aqui, vale muito você dar uma olhada - especialmente se trabalha na área de Recursos Humanos. 

Mas como lidar com isso? A mudança no ambiente de trabalho necessariamente será acompanhada na maneira como as empresas selecionam talentos, com treinam seus times e como os mantém motivados e com as cabeças arejadas. E este é o tema do estudo feito pelo LinkedIn. Que foi fundo no tema, e vai merecer uma análise aprofundada... ainda esta semana!

Foto: Reprodução

(P.S: esse gráfico acima foi criado pelo Voronoi App, um aplicativo incrível, dedicado a visualização de dados. Recomendo demais que você baixe e assine a newsletter deles!)

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se