Telecom Italia propõe fusão de TIM e GVT no Brasil

Além da participação de capital, a operadora italiana também ofereceu ajudar os franceses na distribuição de seus produtos no Brasil

14 ago 2014 - 10h08
(atualizado às 10h11)
<p>O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano realizou visita na filial da Vivendi para fazer a proposta</p>
O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano realizou visita na filial da Vivendi para fazer a proposta
Foto: Paolo Bona / Reuters

O presidente da Telecom Italia, Marco Patuano, ofereceu na última quarta-feira ao seu colega da Vivendi, Vicent Bolloré, uma fusão no Brasil da TIM com a GVT. Segundo a AFP, a proposta foi feita pelo executivo italiano em uma visita a filial de telecomunicações do grupo francês, em Paris, capital da França, e serve como uma alternativa à proposta de 6,7 bilhões de euros da Telefónica pelos ativos brasileiros.

Além da participação de capital, a Telecom Italia também ofereceu ajudar os franceses na distribuição de seus produtos no Brasil. A proposta surpreende, pois a Telefónica é uma das grandes acionistas da holding que controla a operadora italiana. A oferta de Patuano não envolveu valores ou dados preciosos, mas Bolloré prometeu levar a proposta ao Conselho de Administração da Vivendi junto com a proposta da Telefónica.

Publicidade

Apesar da GVT não estar oficialmente à venda, a Vivendi considerou a proposta “atrativa”. A oferta da Telefónica é válida até 3 de setembro e consiste em 60% em dinheiro e os 40% restantes em ações da Vivo, a marca da Telefónica no País. Caso a operadora francesa aceite a proposta de vender a GVT, companhia em pleno crescimento no Brasil, também poderá adquirir 8,1% da Telecom Italia. Procurada pela AFP, a Vivendi não fez comentários.

Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução

Fonte: Terra
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações