Telescópio captura nebulosa da "Galinha Correndo"; veja imagem

Nome foi dado porque a nuvem vista no canto inferior direito parece uma galinha com a cabeça inclinada para cima

26 dez 2024 - 15h43
Nebulosa da "Galinha Correndo"
Nebulosa da "Galinha Correndo"
Foto: ESO/VPHAS

Uma nova imagem do Observatório Europeu do Sul (ESO), capturada com o Very Large Telescope (VLT), revela uma intrigante nebulosa de emissão a cerca de 6.500 anos-luz da Terra, na constelação de Centaurus.

Conhecida formalmente como IC 2872 ou Gum 40, a nebulosa ganhou o apelido de "Galinha Correndo" devido à sua forma, que lembra a cabeça de uma galinha inclinada para o Universo.

Publicidade

"À medida que os telescópios e instrumentos melhoram, mais e mais objetos do céu profundo são descobertos, então as listas e catálogos nunca estarão completos", disseram cientistas do ESO em um comunicado no dia 9 de dezembro.

Nebulosa 

Conhecidos como nebulosa, esses espaços celestes são uma nuvem brilhante de gás ionizado que emite sua própria luz, um fenômeno comum em regiões de formação de estrelas.

A fotografia do VLT mostra uma região brilhante que se assemelha ao bico de uma galinha, enquanto nuvens escuras se estendem como um pente até o topo da cabeça, onde estrelas jovens e brilhantes pontuam a cena. Entre elas, uma estrela parece até representar o "olho" da galinha.

Antiga

A nuvem foi descoberta em 1888 pelo astrônomo dinamarquês John Louis Emil Dreyer e, inicialmente foi catalogada no New General Catalogue of Nebulae. 

Publicidade

Já em 1955, o astrônomo australiano Colin Stanley Gum incluiu a nebulosa no seu catálogo de nebulosas do Hemisfério Sul. 

Como explicou o Space.com, sua formação ocorre quando estrelas em regiões de gás e poeira irradiam intensa radiação, ionizando o gás ao seu redor e fazendo-o brilhar em cores distintas, dependendo do tipo de gás presente.

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se