A Nasa informou instrumento Near Infrared Imager and Slitless Spectrograph (NIRISS), do telescópio James Webb está indisponível no momento para operações científicas após uma falha de software no início deste mês. O comunicado foi publicado na terça-feira (24), no blog da agência.
De acordo com o texto, o problema começou em 15 de janeiro, quando um atraso nas comunicações do instrumento fez com que o software de voo expirasse. Esse é um instrumento considerado crucial, porque ele é o responsável por gerenciar operações em uma determinada espaçonave, incluindo sua orientação, comunicações, coleta de dados e controle térmico.
O Telescópio Espacial James Webb é o maior, mais poderoso e mais complexo telescópio de ciência espacial do mundo já construído. Ele foi projetado para coletar dados que possam resolver mistérios do nosso Sistema Solar, e observar através de outras galáxias, no Universo mais profundo.
Apesar de representar uma preocupação para os admiradores do projeto, a Nasa escreveu que a falha não significa que o Webb está prestes a sair da posição ou qualquer outra coisa desastrosa.
“Não há indicação de qualquer perigo para o hardware, e o observatório e outros instrumentos estão todos em boa saúde. As observações científicas afetadas serão reagendadas”, informou a agência espacial.
Agora, a Nasa e a Agência Espacial Canadense (CSA) trabalham juntas para determinar e corrigir a causa raiz do atraso do software.