Tencent lança novo modelo de IA e afirma responder mais rápido que o DeepSeek R1

Segundo a empresa, o novo modelo responde de forma mais rápida a comandos do que os outros chatbots com "pensamento lento"

27 fev 2025 - 16h45

A gigante chinesa Tencent lançou nesta quinta-feira, 27, um novo modelo de inteligência artificial (IA) chamado Hunyuan Turbo S. Segundo a empresa, ele consegue responder a comandos de forma mais rápida do que o DeepSeek R1, outro modelo de IA chinês que desbancou o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google.

Esse é mais um sinal de que o crescimento da DeepSeek, tanto no mercado doméstico quanto no exterior, pressiona concorrentes maiores na China. É só analisar o movimento das empresas: uma semana após o DeepSeek se tornar fenômeno global, a Alibaba, dona do AliExpress, anunciou um upgrade no seu chatbot, o Qwen, e disse ter ultrapassado a capacidade de seu concorrente.

Publicidade

O Hunyuan Turbo S é capaz de responder às perguntas em menos de um segundo, o que é um diferencial em relação aos outros modelos de "pensamento lento", que precisam "pensar por um tempo antes de responder", afirmou a Tencent em um comunicado.

Quando testado em áreas do conhecimento, como matemática e raciocínio, o Turbo S apresentou capacidades equivalentes ao DeepSeek V3, o modelo que alimenta o chatbot de IA da DeepSeek, o qual já superou o ChatGPT em número de downloads nas lojas de aplicativos.

O sucesso dos modelos DeepSeek R1 e V3, que foram muito elogiados e adotados no Vale do Silício - um feito inédito para uma empresa chinesa - levou gigantes de tecnologia da China, como a Tencent, a correr para lançar novas versões de modelos de IA.

Todas essas empresas de tecnologia da China começaram a desenvolver seus sistemas após a OpenAI apresentar o ChatGPT, no final de 2022.

Publicidade

A Tencent também destacou que os custos do novo Turbo S são "múltiplas vezes mais baixos" do que os de versões anteriores, o que evidência como a estratégia de código aberto e preços acessíveis da DeepSeek forçam outras companhias - mesmo que líderes de mercado em IA - a reduzir o preço cobrado dos usuários.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se