A Terra vai receber uma mensagem "alienígena" de Marte nesta quarta-feira (24). Mas, calma, o contato interplanetário faz parte de um experimento conduzido pela Agência Espacial Europeia (ESA) para verificar como seria receber uma mensagem extraterrestre.
A mensagem será enviada pela sonda marciana, às 19h do fuso horário UTC (16h do horário de Brasília) e chegará na Terra cerca de 16 minutos depois.
O ato é uma parte do ensaio geral para um evento que os astrônomos esperam que um dia ocorra. No experimento desta quarta-feira, a mensagem de rádio codificada de Marte enviará um sinal aos radiotelescópios na Terra.
O recebimento desse sinal tem a intenção de desencadear um jogo mundial de decifrar e decodificar, segundo astrônomos do Instituto SETI em Mountain View, na Califórnia, que organizou o evento e se dedica à busca de evidências de inteligência extraterrestre, principalmente no forma de sinais de rádio interestelares.
Funciona assim: a comunidade acadêmica e o público geral terá que decifrar o que foi enviado e recebido por três telescópios diferentes.
- O Allen Telescope Array, do Instituto SETI;
- O telescópio Robert C. Byrd Green Bank, do Observatório Green Bank;
- E o Observatório de Rádio Medicina, administrado pelo Instituto Nacional Italiano de Astrofísica.
A ideia foi da artista Daniela de Paulise, que não divulgará o conteúdo da mensagem até que ela seja decodificada por especialistas ou amadores.
Daniela é uma artista residente no SETI e no Observatório Green Bank, que abriga uma antena gigante operada pelo Observatório Nacional de Radioastronomia. O trabalho dala é concentrado no espaço, e ninguém saberá o que diz a mensagem dela até que a decifrem. Se conseguirem!
“Ao longo da história, a humanidade buscou significado em fenômenos poderosos e transformadores”, disse Daniela de Paulis, em um comunicado à imprensa do Instituto SETI. “Receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre seria uma experiência profundamente transformadora para toda a humanidade.”
Como acompanhar a "comunicação alienígena"?
Qualquer pessoa pode acompanhar a missão pela "Sign in Space", um site que hospedará comentários, suposições e workshops semanais sobre os desdobramentos desse experimento.
Quem sabe um brasileiro consegue decifrar essa mensagem alienígena? O experimento será transmitido a partir das 16h desta quarta-feira no vídeo abaixo.