Ticketmaster | Ataque hacker pode ter exposto até 560 mi de clientes

Ataque hacker ao banco de dados da plataforma Ticketmaster, conhecida internacionalmente pela venda de ingressos online, pode afetar até 560 milhões de clientes

2 jun 2024 - 22h48
(atualizado em 3/6/2024 às 17h57)

No sábado (1), a Live Nation, proprietária da Ticketmaster, confirmou a identificação de "atividade não autorizada" em seu banco de dados armazenado em nuvem de terceiros. Embora a dimensão do ataque hacker não tenha sido divulgada até o momento, é possível que 560 milhões de clientes tenham sido afetados de alguma forma. 

Foto: Reprodução/Ticketmaster / Canaltech

O ataque hacker à Ticketmaster já foi detalhado pela empresa-mãe junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Originalmente, o problema foi identificado no dia 20 de maio. Na última segunda-feira (27), dados possivelmente vazados de clientes da Ticketmaster foram anunciados em um fórum na dark web. 

Publicidade

"Estamos trabalhando para mitigar os riscos para nossos usuários e para a Empresa, e notificamos e cooperamos com as autoridades", informou a  Live Nation, que é responsável por uma das maiores plataformas de venda de ingressos online do mundo, para a SEC.

Venda de dados da Ticketmaster

Muito possivelmente, o ataque hacker foi provocado pelo grupo ShinyHunters, que assumiu a autoria. Segundo os responsáveis, eles obtiveram nomes, endereços, números de telefone e detalhes parciais de cartão de crédito de usuários. 

Ataque hacker à Ticketmaster pode colocar em risco dados de até 560 milhões de clientes (Imagem: Arget/Unsplash)
Foto: Canaltech

Para evitar a venda dos dados obtidos ilegalmente, o grupo exige o pagamento de um resgate estimado em US$ 500 milhões (R$ 2,62 bilhões). Até 560 milhões de clientes podem ter sido afetados.

Ataque hacker afeta brasileiros?

Diante dos relatos do ataque hacker, o Procon de São Paulo (Procon-SP) notificou a Ticketmaster, na última sexta-feira (31). A ideia do órgão de defesa do consumidor é entender se o vazamento de dados também afeta clientes brasileiros, algo que ainda não está claro.

Publicidade

No Brasil, a Ticketmaster é responsável pela comercialização de ingressos de grandes eventos, como o festival Rock in Rio e da série de shows do cantor Bruno Mars.

Fonte: SEC BBC    

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se