O TikTok está avançando em testes do recurso que pode transformar todas as postagens da plataforma em verdadeiros pontos de venda. A nova ferramenta identifica automaticamente objetos em vídeos e, em seguida, sugere produtos semelhantes disponíveis na loja TikTok Shop.
O portal Business Insider detectou um teste do mesmo recurso em novembro passado, com um grupo seleto de usuários nos EUA e Reino Unido.
O novo recurso identifica objetos em um vídeo automaticamente. Em seguida, incentiva os espectadores a “encontrar itens semelhantes na TikTok Shop” clicando em uma página de produtos, de acordo informações da Bloomberg.
Antes dessa atualização, somente influenciadores e marcas aprovadas podiam marcar produtos em seus conteúdos. Agora, qualquer postagem pode conter links de produtos, ampliando as possibilidades de comércio dentro do aplicativo.
Essa mudança tem o potencial de aumentar a interação dos usuários com produtos e serviços, facilitando a descoberta e a compra de itens diretamente pelo app da gigante chinesa ByteDance.
A versão norte-americana do TikTok Shop foi lançada no ano passado. Apesar de críticas relacionadas à venda de produtos falsificados e à presença excessiva de conteúdo publicitário, a iniciativa foi bem recebida por comerciantes, que relataram vendas recordes durante a temporada de festas, segundo a Bloomberg.
Com o novo recurso, o TikTok tem como objetivo alcançar uma expressiva marca de vendas nos Estados Unidos, podendo alcançar faturamento bilionário no setor de e-commerce.
Há desafios a serem enfrentados, como a precisão na identificação de produtos, que nem sempre corresponde exatamente ao item mostrado no vídeo. A empresa afirma que continua testando a funcionalidade para garantir uma melhor experiência aos usuários e comerciantes da plataforma.
Procuramos o TikTok para colher posicionamento mas, até a publicação desta nota, não obtivemos resposta.