O TikTok começou a testar o uso de inteligência artificial (IA) generativa em sua página de pesquisas. Com isso, os resultados gerados pelo ChatGPT passam a aparecer em algumas respostas de pesquisas na plataforma.
A partir de agora, para algumas consultas, os resultados gerados pelo ChatGPT aparecem com um recurso chamado de “destaques de pesquisa”.
Na última semana, o TikTok havia anunciado uma ação para transparência quanto ao conteúdo feito por inteligência artificial, rotulando tal conteúdo.
"A IA permite oportunidades criativas incríveis, mas pode confundir ou enganar os espectadores se eles não souberem que o conteúdo foi gerado por IA. A rotulagem ajuda a tornar esse contexto claro – e é por isso que rotulamos conteúdos feitos com efeitos de IA do TikTok e exigimos que os criadores rotulem conteúdos realistas há mais de um ano", disse a plataforma em comunicado.
Agora, uma página explicando os resultados diz que o material é gerado usando ChatGPT e que o TikTok exibe o conteúdo “quando [o algoritmo] o considera relevante para sua pesquisa”.
O recurso é chamado de “AI Smart Search”, segundo imagens apresentados em reportagem do The Verge, que testou o novo recurso nos Estados Unidos.
Conforme a reportagem, o algorítimo do TikTok exibirá esse conteúdo “quando o achar relevante para sua pesquisa”.
O Byte entrou em contato com o TikTok para solicitar mais informações sobre este recurso e aguarda retorno.