O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) é o primeiro entre os tribunais dos demais estados a anunciar a adoção de uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa para auxiliar magistrados e servidores do órgão em suas tarefas. A IA escolhida é a Copilot da Microsoft e no evento de anúncio, realizado na semana passada, o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, enfatizou a importância ética da utilização da IA.
“Para que essa transformação digital seja bem-sucedida, é fundamental que todos os integrantes do sistema de justiça, estejamos envolvidos e comprometidos com o processo”, disse.
“A inclusão e a colaboração serão as chaves para desbloquear o potencial pleno da inteligência artificial em nosso ambiente de trabalho”, afirmou.
Oliveira Neto acrescentou ainda que a comunicação será clara e transparente, com um diálogo aberto sobre como a IA afetará as funções e os benefícios esperados do Copilot. Para isso, o Portal do Conhecimento do site do TJ já disponibiliza vídeos e informações para auxiliar os usuários.
Copilot na rotina do TSJC
“O Copilot chega como um assessor virtual. Ele vem para ajudar, para auxiliar o magistrado e o servidor”, destacou Daniel Moro de Andrade, diretor de Tecnologia da Informação do TJSC, destacando a capacidade da ferramenta de simplificar tarefas, oferecer sugestões e fornecer informações de forma a otimizar os processos judiciais.
Entre os benefícios do Copilot, Andrade citou a economia de tempo, a melhoria na precisão dos documentos e a agilização dos trâmites processuais. Além disso, a ferramenta opera em um ambiente seguro e fechado, sem compartilhar dados com a internet.
Durante o evento, Andrade mediou uma mesa-redonda com apresentações práticas do uso do Copilot no Tribunal. Assessoras jurídicas de desembargadores e da Presidência do Tribunal relataram ganhos de tempo em tarefas como transcrição de depoimentos e vídeos e estruturação de relatórios.
“Em um gabinete, por exemplo, tivemos uma economia de oito horas de trabalho em um processo específico. Mas não há como ensinar a utilizá-lo: o servidor terá que aprender usando e experimentando a ferramenta”, explicou Andrade.
Outros depoimentos destacaram o uso da IA nas Diretorias de Gestão de Pessoas (DGP) e de Orçamento e Finanças (DOF), além do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do TJSC.
(*) Alexandre Gonçalves é jornalista, fundador da agenteINFORMA – conteúdo e produtos digitais, e desde março de 2023 edita a newsletter agenteGPT, onde compartilha insights e sua experiência de usuário do ChatGPT.