Trump nomeia turista espacial bilionário como novo chefe da Nasa; conheça

Jared Isaacman nunca ocupou cargos públicos ou trabalhou diretamente na agência espacial

5 dez 2024 - 10h49
(atualizado às 10h49)
Jared Isaacman
Jared Isaacman
Foto: Forbes

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu ao nomear Jared Isaacman, bilionário empreendedor tecnológico e turista espacial da SpaceX, como o novo administrador da Nasa. A decisão chamou a atenção porque Isaacman nunca ocupou cargos públicos ou trabalhou diretamente na agência espacial.

"Na minha última missão ao espaço, minha tripulação e eu viajamos mais longe da Terra do que qualquer um em mais de meio século", destacou Isaacman. "Posso dizer com segurança que esta segunda era espacial apenas começou."

Publicidade

"É uma honra de uma vida servir nesta função e trabalhar ao lado da equipe extraordinária da Nasa para realizar nossos sonhos compartilhados de exploração e descoberta", completou.

A indicação reacende debates sobre possíveis conflitos de interesse, considerando os laços financeiros de Isaacman com Elon Musk, CEO da SpaceX, que já figura entre os maiores contratantes da Nasa. Além disso, a escolha pode reforçar a estratégia de priorizar parcerias público-privadas, possivelmente fortalecendo o papel da SpaceX nos projetos espaciais norte-americanos.

"Jared conduzirá a missão de descoberta e inspiração da Nasa abrindo caminho para conquistas inovadoras em ciência, tecnologia e exploração espacial", escreveu Trump em um comunicado divulgado no Truth Social.

Isaacman, conhecido por comandar dois voos espaciais privados a bordo da nave Crew Dragon, da SpaceX, em 2021 e 2024, ganhou destaque ao se tornar o primeiro cidadão privado a realizar uma caminhada espacial. Agora, à frente da Nasa, ele deverá liderar a retomada das missões tripuladas à Lua, por meio do programa Artemis, e ampliar a visão de tornar a humanidade uma civilização espacial.

Publicidade

"Na Nasa, buscaremos apaixonadamente essas possibilidades e inauguraremos uma era em que a humanidade se tornará uma verdadeira civilização espacial", afirmou Isaacman em uma publicação na rede X (antigo Twitter).

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações