Uma missão da Nasa encontrou um planeta do tamanho da Terra orbitando uma estrela a aproximadamente 100 anos-luz de distância. O TOI 700 e faz parte do sistema de planetas que orbita a estrela TOI 700 e é o segundo do grupo a ser classificado como habitável. Antes disso, o TOI 700 d era o único candidato.
O TOI 700 e orbita a uma "zona habitável otimista" de sua estrela, segundo a agência espacial. Isso significa que a distância do planeta para a TOI 700 é provavelmente segura para que a água no formato líquido possa existir em sua superfície — um importante critério para analisar se o ambiente pode ser habitável para humanos no futuro.
O planeta mais próximo da estrela é o TOI 700 b, que tem no 90% do tamanho da Terra e uma órbita de cerca de dez dias terrestres. O TOI 700 c, que tem cerca de 2,5 vezes o volume do nosso planeta, termina uma órbita em cerca de 16 dias.
Os planetas "d" e "e" têm órbitas mais longas, de 37 e 28 dias, respectivamente. Os cientistas acreditam que o TOI 700 e tem uma estrutura rochosa.
Estrelas anãs M como a TOI 700 são pequenas e frias, comuns no universo e, nos últimos anos, descobriu-se que muitos astros do tipo hospedam exoplanetas como o TOI 700 e.
A descoberta do quarto planeta do sistema foi anunciada na terça-feira (10), durante a 241ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.
Agora, mais estudos sobre o novo planeta devem ser desenvolvidos a partir da missão do Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS, em inglês), responsável pelo que sabemos sobre o sistema TOI 700 até agora.