O Twitter está preparando um aplicativo para integrar TV e o microblog. A empresa mostrou nesta quarta-feira uma nova ferramenta que será inserida em sistemas de TV a Cabo, de modo que a pessoa possa comentar sobre o programa na TV ou mesmo mudar de canal devido aos tuites compartilhados em sua linha do tempo. "Você vai poder ver quais são os programas mais vistos no Twitter e poderá mudar de programa em função do tuites, e O que as contas verificadas estão falando daquele programa. Você tem os tuites dos personagens, enquanto você está assistindo o programa", disse Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter ao apresentar o projeto conhecido como #onTV.
A ideia foi apresentada durante as comemorações de um ano de operação do Twitter no Brasil. Ela acompanha o desenvolvimento da segunda tela, conceito da utilização do celular enquanto o usuário assiste a TV, desse modo o usuário interage tuitando sobre o programa. O diretor-geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribemboim, afirmou que o uso da segunda tela foi "moldado" para o microblog. "Existe um movimento de consumo de segunda tela, no Brasil e no mundo", completou Ribenboim.
Ainda segundo Ribeboim, uma pesquisa do Twitter apontou que 60% dos usuários brasileiros usam o microblog enquanto assistem programas de televisão. Outro dado, desta vez da Nielsen, mostra que 90% dos comentários de TV na internet mundial acontecem no Twitter. "A experiência de assistir TV mudou, hoje você não fala com a pessoa que está do seu lado no sofá, você fala com todo mundo. O Twitter é o sofá do mundo".
O #onTV já está sendo utilizado na Índia pela Airtel. No Brasil o projeto será apresentado em fase experimental e em negociação com as operadoras de TV a cabo.
O Twitter também apresentou outra novidade para o mercado de TVs, a pesquisa “TV Conversation Target” que visa mapear os programas de TV, as marcas nesses programas e mostrar como a audiência televisiva interage com as marcas.
Celebridades, smartphones e eventos no Brasil
O crescimento dos smartphones no Brasil também refletiu no Twitter, em um ano a base de usuários que utilizavam os celulares para acessar a rede social aumentou 24%, passou de 40% para 64,7%. Guilherme Ribenboim atribui o crescimento ao devido o “volume de smartphones” no mercado, além do incentivo da empresa à segunda tela e a parceria com empresas de telefonia Claro, Oi e Tim, para os usuários acessarem o Twitter sem custos.
A pesquisa ainda revela que 70% dos usuários do Twitter no Brasil usam a ferramenta para buscar ferramenta em tempo real; e que 67% entram no microblog para seguir celebridades. Durante as conversas, o diretor-geral da empresa no Brasil revelou como um dos exemplos o perfil de Dilma Rousseff, que ficou desativado após as eleições de 2010, mas a empresa pediu a presidente para reativá-lo ainda 2012; a presidente reativou o perfil em setembro de 2013.
Dentre os eventos mais tuitados neste primeiro ano do Twitter no Brasil, a companhia destacou a final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, com 18 mil tuites por minuto - totalizando 2,3 milhões de tuites. Outro evento com destaque foi o #parabenszico, em comemoração aos 61 anos do ex-jogador de futebol Zico, que recebeu 470 mil menções - a pessoa que digitar a hashtag ganha uma foto do ex-craque de Flamengo, Udinese, Kashima Antlers e Seleção Brasileira em seu perfil.