O serviço de taxi online Uber está testando pagamento em dinheiro na Índia, na busca por reforçar sua presença no país onde as pessoas tem muito menos cartões de crédito do que acesso à Internet.
A companhia cresceu rapidamente e hoje é avaliada em cerca de 40 bilhões de dólares. Mas na Índia, a empresa está atrás da Ola, que tem cerca de 80 por cento do mercado organizado de táxis.
Muitos analistas afirmam que o Uber não adaptou seu modelo de negócios para atender as necessidades dos usuários na Índia.
O Uber informou que está testando pagamento em dinheiro em Hyderabad, no sul da Índia, pela primeira vez entre todas as operações da companhia no mundo. Até agora, a empresa vinha aceitando apenas cartões de crédito ou outros meios eletrônicos de pagamento.
A Índia tem cerca de 20 milhões de cartões de crédito em uso para uma população de 1,3 bilhão. A maior parte das compras é feita em dinheiro no país.
(Por Nivedita Bhattacharjee)