O Celular Seguro, aplicativo do pelo governo federal contra roubo de celulares, acumulou quase 12 mil detecções o início de seu lançamento. O app completa um mês no ar nesta sexta-feira (19).
Dados do Ministério da Justiça mostram que, entre 19 de dezembro de 2023 a 17 de janeiro de 2024, a ferramenta de serviços contabilizou 1,2 milhão de usuários e 925 mil telefones cadastrados.
No mesmo intervalo, foram registrados 11.542 alertas de bloqueio, com o principal motivo de bloqueio sendo roubo (5.231), seguido de furto (3.797), perda (2.447) e outros (589).
Os estados com mais registros foram São Paulo (3.150), Rio de Janeiro (1.508), Bahia (889), Pernambuco (867) e Minas Gerais (745).
A maior concentração de pedidos de bloqueio foi na semana do Ano Novo e do Natal. No dia 20 de dezembro, o app contabilizou mais de 1.100 registros. O segundo pico de ocorrência ocorreu no dia 27 de dezembro, com 746 pedidos.
Como funciona o Celular Seguro?
O Celular Seguro, acessível via site ou aplicativo nas lojas App Store e Google Play, permite aos usuários bloquear dispositivos e aplicativos financeiros em caso de roubo ou perda.
Após o login com a conta Gov.br, os usuários cadastram seus dispositivos, fornecendo informações como número, marca e modelo, e podem incluir números adicionais vinculados ao seu CPF.
O serviço também permite adicionar pessoas de confiança para reportar ocorrências.
O bloqueio é efetuado após o usuário detalhar o incidente, com o sistema alertando as instituições para ações necessárias, como bloquear o dispositivo e aplicativos bancários. Embora o bloqueio de linhas telefônicas ainda requeira contato direto com a operadora, espera-se a inclusão desta funcionalidade no aplicativo até 9 de fevereiro.
É possível desbloquear o celular caso você encontre o aparelho?
O Ministério da Justiça e Segurança Pública esclarece que o botão de emergência do Celular Seguro deve ser usado exclusivamente em situações de perda, furto ou roubo do aparelho. A ferramenta não possibilita o desbloqueio do celular.
Se o usuário emitir um alerta e posteriormente recuperar o telefone, será necessário contatar a operadora e instituições financeiras para restabelecer os acessos, seguindo procedimentos específicos de cada empresa.