A independência da Escócia pode ser uma oportunidade perfeita para testar se uma nação consegue usar moeda criptografada, como o Bitcoin, no lugar do atual modelo fiduciário, disse Guy Debelle, governador assistente do Banco Central Austrália, na última quarta-feira durante o evento Financial Times Camp Alphaville, em Londres. Segundo o The Guardian, em um painel sobre o futuro do dinheiro, Debelle disse que a experiência seria similar ao período “bancos livre” da Escócia entre os séculos XVIII e XIX, quando as instituições foram permitidas usar seu próprio dinheiro.
Falando de Sidney por meio de um robô monitor, o economista afirmou que se a independência realmente acontecer o presidente do Banco Central do Reino Unido, Mark Carney, não sabe se deixará os escoceses usarem a libra esterlina, com isso eles poderão experimentar diversas moedas, como o Bitcoin. “Um belo experimento natural sobre o futuro do dinheiro na Escócia”, concluiu Debelle.
A ideia não teve muita aprovação no painel em que o australiano participava. David Birch, diretor de moeda digital da Hyperion, afirmou que a ideia das múltiplas moedas teve mais sucesso no passado e só foi abortado pela reforma bancária de 1844. Já para David Gailbarth, cofundador do Yelp e cocriador do RSS - sistema de distribuição de informação - para internet as moedas virtuais são irrelevantes. Para ele, deve se considerar o controle sobre as plataformas, e não sobre os pagamentos.
Melhore seu currículo e destaque-se no mercado de trabalho com um curso online de Excel! Aprenda sem sair de casa e conquiste o seu certificado