US$ 30 bilhões são destinados para IA: e esse é só começo 

25 set 2024 - 06h22
Resumo
Microsoft e BlackRock investem $30 bilhões em megafundo de IA para enfrentar desafios de energia e infraestrutura e responder críticas sobre sustentabilidade
Foto: Freepik AI

Quando você trombar um desses "Negacionistas da IA", que acham que é tudo hype, mande essa notícia pra ele e comece pelo número: trinta bilhões de dólares.

É essa quantia que a Microsoft e o gigante de investimentos BlackRock estão botando em um megafundo com o objetivo de transformar o cenário da infraestrutura de IA. Uma iniciativa ambiciosa para enfrentar os desafios críticos de energia e infra que o desenvolvimento de IA imporá à medida que seu uso se expande.

Publicidade

Pra onde vai o dinheiro? Fundamentalmente para centros de dados de última geração, projetos energéticos inovadores e para aprimorar cadeias de suprimentos.

Achou 30 bi pouco? Eles têm mais 70 bilhões adicionais na agulha para a expansão do fundo, que será um dos maiores veículos de investimento já vistos em Wall Street.

A parceria reúne outros nomes conhecidos no universo de tecnologia e das finanças. O MGX (apoiado por Abu Dhabi) como parceiro geral e a Nvidia, que entrará com sua expertise em design e integração de chips.

O foco principal será em investimentos nos EUA, mas o plano é que seja iniciativa global.

Publicidade

Esse fundo também é uma resposta às críticas que muitas gigantes da IA vêm recebendo com relação à sustentabilidade energética. O consumo de eletricidade no segmento está explodindo. É preciso garantir o fornecimento – e garantir que essa energia não terá impacto negativo no meio-ambiente. Desafio que não é pequeno e será cada vez mais cobrado.

Naturalmente, esse movimento levará a uma resposta do restante do mercado tech e também do mercado financeiro. Nos próximos meses e anos, veremos mais e mais bilhões investidos em IA. Veja abaixo esse vídeo da Bloomberg News, onde exploram bem o tema.

Quando alguém te disser que inteligência artificial é só hype e marketing, conte isso tudo pro negacionista. Ele vai mudar de opinião. Porque no final das contas, investimento é pra gerar retorno, e nos negócios, dinheiro é a prova dos nove.

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

Publicidade
Homework
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações