lL
A Meta anunciou que os usuários da União Europeia (UE) poderão desvincular suas contas do Instagram, Facebook e Messenger antes de março, quando entra em vigor a nova Lei de Mercados Digitais (DMA).
Com a medida, os usuários poderão usar as redes sociais sem que suas informações sejam partilhadas entre elas. O Messenger, por exemplo, será um serviço independente do Facebook a partir de agora.
Os usuários que já possuem contas vinculadas, poderão desvincular os serviços. As páginas geralmente são atreladas umas as outras para a utilização de recursos como direcionamento de anúncios, personalização de recomendações de conteúdo e compartilhamento de postagens.
Segundo a Meta, as notificações informando os usuários sobre a alteração aparecerão nas próximas semanas.
Além dos países da União Europeia, os membros dos Espaço Econômico Europeu e os usuários da Suíça também poderão desvincular suas contas.
Os usuários do Facebook Marketplace e do Facebook Gaming também poderão usar esses serviços sem extrair informações de suas contas principais do Facebook, mas em ambos os casos, Meta diz que isso levará à redução da funcionalidade.
Se você usar o Marketplace sem usar suas informações do Facebook, por exemplo, você terá que se comunicar com compradores e vendedores por e-mail, em vez de pelo Facebook Messenger.
Já os usuários do Facebook Gaming estarão limitados a jogos para um jogador se desvincularem suas informações do Facebook.
No início deste mês, o Google fez um anúncio semelhante. A empresa disse s que permitiria aos usuários interromper o compartilhamento de dados entre serviços como Pesquisa, Youtube, Google Maps e Chrome.
DMA
As medidas anunciadas pelas empresas de tecnologia são decorrentes da nova Lei de Mercados Digitais (DMA), que entra em vigor no dia 6 de março.
A DMA exige que os gatekeepers - gigantes da tecnologia que controlam o acesso às suas plataformas - permitam que terceiros interoperem com os serviços das plataformas e que seus usuários comerciais promovam suas ofertas e celebrem contratos com seus clientes fora da plataforma do gatekeeper.
Além de regulamentar a forma como os controladores de acesso podem partilhar dados entre serviços, o DMA inclui diversas regras para melhorar a concorrência e criar condições igualitárias para as empresas que dependem dos controladores de acesso para oferecer os seus serviços.