A maioria dos usuários de aparelhos móveis da Apple não estão baixando mais o sistema operacional iOS 8, lançado logo após o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. De acordo com os dados da empresa americana, a base do primeiro mês de uso – entre 5 de setembro e 5 de outubro – teve acréscimo de apenas 1%.
No mês anterior 46% usavam do novo sistema operacional usado no iPad, iPod Touch e iPhone, agora passou para 47%. Com isso a maioria dos usuários ainda prefere usar o iOS 7, também em 47%, além dos 6% que utilizam versões anteriores.
Dentre os motivos para os usuários não quererem mudar para o novo programa está seu tamanho, acima de 1.3 gigabytes. Com isso, o usuário precisa fazer backup dos arquivos e fotos, além de desinstalar aplicativos.
Outra razão está na estabilidade de versões anteriores, como iOS 7 e iOS6. Mas o principal motivo e o receio do usuário com sistema devido suas falhas recentes.
Falhas do iOS 8
O iOS 8 passou por uma série de problemas desde o seu lançamento que podem ter . Primeiro, o novo aplicativo HealthKit, para acompanhar atividades físicas e de bem-estar dos usuários não foi lançado junto ao programa no dia 5 de setembro devido uma falha.
No dia 24 de setembro, na correção do erro anterior intitulada iOS 8.0.1, um novo problema surgiu no sistema operacional. Donos de aparelhos de iPhone 5s e versões mais antigas perderam acesso ao sistema de telefonia do celular e as funções do leitor biométrico, Touch ID.
A Apple teve que pedir desculpas aos usuários e lançar uma nova atualização às pressas, mas isto não evitou um novo problema.
Outros proprietários dos aparelhos da companhia americana afirmaram que estavam perdendo seus arquivos no sistema de armazenamento nas nuvens, o iCloud Drive, ao atualizar para o iOS 8.0.2. A empresa chefiada por Tim Cook, seu presidente-executivo, não se manifestou sobre.
Enquanto isso, é aguardado para o fim deste mês uma atualização mais robusta do sistema, o iOS 8.1 que deve ser lançado junto com o sistema de pagamentos móveis da companhia, o Apple Pay.