Os usuários do aplicativo Comixology reclamaram na internet sobre a retirada da opção de compra direta (in-app) dos quadrinhos, por meio da mesma plataforma que leem as revistas. Segundo o The Guardian, não apenas os leitores demonstraram sua raiva, mas também dos roteiristas Mark Waid (“Super-Homem” e “Demolidor”) e Gerry Conway (“O Espetacular Homem Aranha” e “O Justiceiro”).
Com a mudança, os usuários de iOS (iPhone e iPad) que desejarem comprar os produtos do Comixology devem fazer a transação pelo site da companhia, acessando por meio do navegador – antes bastava clicar na opção “comprar” no app. Para os usuários do Android, ainda existe a opção de compra direta, mas a integração do Google Checkout foi retirada e com isso a obtenção pode ser feita apenas usando o Paypal. Waid e Conway disseram que estão “preocupados” com as atitudes anti-consumidor após a aquisição.
A alteração aparece algumas semanas depois de a Amazon comprar o Comixology. No passado a companhia de Jeff Bezos tomou ações semelhantes contra seus usuários. Em julho de 2011, foram removidos os acessos à loja Kindle para cumprir os regulamentos da Apple sobre compras no aplicativo, que, obrigam as empresas a oferecer a opção de compra dentro do aplicativo.