O Vale do Silício, na Califórnia (EUA), ganhou recentemente seu primeiro serviço de entrega por drones, que promete levar alimentos e itens comerciais diretamente para as casas dos moradores. Neste início, os clientes poderão solicitar apenas produtos essenciais, como chocolates e bebidas da marca Prime.
A Califórnia Matternet é a responsável pelo lançamento desse programa piloto, que terá início nas cidades de Mountain View e Sunnyvale, mais de dois anos após a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) para o uso de seu drone Modelo M2.
A entrega será realizada por uma versão do drone M2, atualmente o único modelo não militar certificado pela FAA para entregas nos Estados Unidos.
Como funciona?
Equipado com um sistema de queda de amarras, o drone será capaz de baixar pacotes diretamente nas residências dos clientes. Segundo a Matternet, todo o processo de entrega é automatizado, e os drones podem retornar a um centro de operações para trocar a bateria e pegar um novo pacote em menos de 60 segundos.
“É tão rápido que parece mágica”, afirma Andreas Raptopoulos, CEO da Matternet, em um comunicado à imprensa. Ele ressalta que o serviço de entrega por drones pode ajudar a reduzir o congestionamento e as emissões nas cidades, diminuindo a dependência de veículos tradicionais.