Vazamento de água em traje de astronauta cancela caminhada espacial

Sistema de resfriamento do traje espacial vaza quando astronauta está prestes a começar o spacewalk; NASA informa que tripulante não corria risco

25 jun 2024 - 23h18
(atualizado em 26/6/2024 às 03h45)

Mais uma tentativa de caminhada espacial, o famoso spacewalk, no lado externo da Estação Espacial Internacional (ISS) foi cancelada pela NASA. Desta vez, a suspensão ocorreu após o vazamento de água do sistema de resfriamento do traje espacial de uma astronauta. Por causa disso, a viseira ficou coberta de gelo.

Foto: Reprodução/NASA TV / Canaltech

O imprevisto aconteceu na segunda-feira (24), por volta das 9h no horário de Brasília. Foi a própria astronauta da NASA, Tracy C. Dyson, que relatou o incidente em tempo real.

Publicidade

"Há água por toda parte", afirmou Dyson, quando identificou o problema, segundo o jornal The New York Times. Para a astronauta, a experiência foi como ter recebido uma "rajada ártica" no visor do capacete espacial. 

"Eu podia ver os cristais de gelo fluindo ali", acrescenta Dyson. "Assim como uma máquina de fazer 'raspadinha', havia gelo se formando [na minha frente]", complementa.

Vazamento de água do sistema de resfriamento do traje espacial da astronauta Tracy Dyson, da NASA, cancela spacewalk (Imagem: NASA/Andrey Shelepin)
Foto: Canaltech

Tudo ocorreu enquanto Dyson e seu parceiro Mike Barratt preparavam os seus trajes para a atividade extraveicular (EVA), carregando a energia interna do traje. Ao que tudo indica o vazamento de água foi causado por um problema envolvendo a unidade de resfriamento umbilical presa ao traje de astronauta, quando a escotilha da câmara de descompressão da estação já estava aberta.

Astronautas em perigo?

Por causa do incidente com o vazamento, a caminhada espacial foi cancelada poucos minutos após iniciar oficialmente. Entretanto, a NASA afirma, em nota, que "os tripulantes não correram nenhum perigo com o vazamento".

Publicidade

Casos de mau funcionamento dos trajes espaciais são bastante raros, mas podem causar sérias complicações. Em 2013, o astronauta Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, quase se afogou com a água que se acumulou no seu capacete, após um problema com a bomba de circulação de água.

Problemas com spacewalk da NASA

Essa não é primeira vez que a NASA se vê obrigada a adiar ou cancelar uma caminhada espacial este mês. No dia 13, os astronautas Dyson e Matt Dominick iriam realizar o spacewalk, mas a atividade precisou ser adiada.

Naquela ocasião, o procedimento foi suspenso "devido a uma questão de desconforto com o traje espacial". Não foi explicado com qual dos astronautas o problema estava relacionado. 

Apesar dos desafios recentes, a NASA tem outra caminhada espacial agendada para o dia 2 de julho. Até o momento, não há nenhum sinal de cancelamento.

Fonte: NASA e NYT  

Publicidade

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações