A nova missão da Nasa para viajar ao redor da Lua, a Artemis I, decolará da Terra na próxima segunda-feira (29). Será a primeira etapa do projeto, que pretende levar a primeira mulher astronauta e o próximo homem à Lua em 2025, na missão Artemis III.
Apesar de faltar três anos, as 13 regiões onde os tripulantes poderão pousar com a Artemis III já foram mapeadas. Segundo a Nasa, além de serem regiões de pouso em potencial, apresentam características geológicas intrigantes. Esses espaços nunca foram explorados por humanos anteriormente – e por serem sombreados, podem abrigar gelo ou outros recursos, que poderão ser estudados cientificamente pelos pesquisadores.
Os 13 locais candidatos para um pouso lunar da Artemis III são:
- Orla Faustini A
- Pico perto de Shackleton
- Cume de Conexão
- Extensão de cume de conexão
- Orla de Gerlache 1
- Orla de Gerlache 2
- Maciço de Gerlache-Kocher
- Haworth
- Maciço malapert
- Planalto Beta leibnitz
- Orla Nobile 1
- Orla Nobile 2
- Orla Amundsen
O vídeo abaixo mostra mais detalhes (em inglês).
O polo sul lunar, local onde se encontram essas regiões, foi estudado com base nos dados do Lunar Reconnaissance Orbiter da Nasa, que circula a Lua desde 2009. Características como iluminação, acessibilidade, terreno e capacidade de comunicação com a Terra foram consideradas na delimitação dos espaços adequados.
Artemis I irá com astronautas humanos?
Por enquanto, o plano da agência espacial dos EUA é ir sem tripulantes, apenas para analisar a capacidade de exploração humana por lá. Em 2024, com a Artemis II, a expectativa é que a missão já conte com viajantes, mas estes apenas irão girar ao redor da Lua, assim como na Artemis I. da próxima vez, porém, haverá humanos no interior da nave.
O foguete que irá alçar voo na segunda-feira é o Space Launch System (SLS), que será testado de forma integrada com a nave Orion. A Nasa fará uma transmissão online ao vivo da Artemis I por meio da Artemis Real-time Orbit Website (Arow), uma página web que será lançada no dia do lançamento, dentro do site da agência e na conta do Twitter @NASA_Orion Twitter.
Serão mais de 64 mil quilômetros percorridos no teste de voo, e a operação, ao todo, vai durar 42 dias, três horas e 20 minutos, o maior tempo que uma nave para astronautas já ficou no espaço sem pousar numa estação espacial. A ideia do projeto Artemis é não apenas levar os humanos de volta para a Lua desde a missão Apollo 17, em 1972, mas também avaliar a possibilidade de missões semelhantes a Marte.