O número de venda dos carros com piloto automático vai crescer de 1,1 milhão em 2024 para 42 milhões até 2035, é o que mostra um estudo da companhia de pesquisa do Reino Unido, a ABI Research. A empresa ainda afirma que 2035 haverá uma base instalada de 176 milhões de carros sem motoristas.
O anúncio surge ao mesmo tempo em que o Google realiza os testes iniciais com carros sem motorista na Califórnia. “Muitas barreiras continuam, mas o caminho por meio de veículos robóticos está firmemente estabilizado com grandes recompensas para aqueles que forem os primeiros no mercado”, disse Dominique Bonte, vice-presidente da empresa de pesquisas.
O documento da ABI Research ainda ressalta que embora houve progresso do lado tecnológico – melhorias nos sensores de hardware e inteligência artificial – a aceitação do usuário, questões de segurança e regulações ainda são "grandes gargalos".
Recentemente, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) demonstrou seu receio com os testes, e pediu ao Google para colocar mecanismos de segurança nos carros - freio e volante.
No entanto, o estudo ainda indica que a indústria automobilística deve investir nas iniciativas sem motoristas, no lugar de “gastar dinheiro em várias formas complicadas de direção semiautônoma”.