A HTC divulgou um prejuízo maior que as estimativas de analistas para o primeiro trimestre, depois que um marketing ineficaz resultou em vendas mais fracas de seu antigo modelo principal, o HTC One; principal smartphone da empresa passou seu ano no topo da linha de produtos, ganhando boas resenhas, mas foi minado por uma publicidade amplamente criticada como confusa, o que fez a participação de mercado da companhia cair.
A fabricante taiwanesa já foi a terceira colocada em vendas no mundo, atrás da Apple e da Samsung, vendendo 10% dos smartphones no mundo dois anos atrás, mas encerrou 2013 com uma fatia de mercado de apenas 2%, segundo dados da empresa de pesquisas Strategy Analytics.
A companhia começou 2014 contabilizando um prejuízo líquido de US$ 62,06 milhões (R$ 138 milhões) entre janeiro e março, ante um prejuízo médio estimado por 18 analistas consultados pela Reuters de US$ 52 milhões, e um lucro de US$ 2,8 milhões. A receita caiu 22,6%, para US$ 1.09 bilhão, disse a companhia em comunicado nesta segunda-feira.
No entanto, a HTC quebrou 28 meses de queda na receita na comparação anual, com uma alta de 2,16% em março, e disse que espera voltar ao lucro no segundo trimestre graças, em parte, ao lançamento no final de março de seu carro-chefe atualizado, o HTC One M8.