Uma pesquisa aponta que a venda de tablets no varejo brasileiro teve aumento de 312% quando comparado ao ano de 2012. A análise da Nielsen em parceria com a Mobile Marketing Association(MMA), ainda aponta que em dezembro os smartphones superaram os demais celulares em vendas, sendo 55% delas para os smartphones, 22% para celulares multimídia e 23% celulares feature.
Entre os sistema operacionais o Android é o sistema operacional com mais penetração no mercado brasileiro, com 73%, seguido do iOS (14%), Windows Phone (8%) e Blackberry (1%). Os celulares abaixo de R$ 1 mil aumentaram 509% e hoje representam 87% do mercado.
A tecnologia 3G é usada por 51,2% das pessoas. O 4G ainda não engrenou, sendo usado por apenas 1,2% dos usuários.
Já o aplicativo WhatsApp, foi o que mais cresceu. Em setembro de 2013, 53% dos usuários usavam o app, hoje o número chega a 74%, sendo que mais jovens usam o WhatsApp mais que o Facebook. O aplicativo foi comprado pelo Facebook em fevereiro por US$ 19 bilhões.
Dados por gênero e uso
A pesquisa ainda aponta que as mulheres usam os smartphones mais que os homens, isso em faixa etária mais jovem. Acima dos 50 anos de idade a tendência muda, e os homens passam a liderança no uso dos gadgets.
Os smartphones são usados como principal meio de acesso à internet por 33% das pessoas, sendo que o uso de e-mail e redes sociais nos celulares está empatado, 77% dos usuários veem acessam as duas funções nos celulares. A visualização de vídeos aparece em seguida, com 54% dos donos de celular.
Os dispositivos são usados por 52% das pessoas em um momento de espera (médico, trânsito ou cinema), seguido de antes de dormir (48%) e ao despertar (42%).