Você pode estar sendo monitorado por hackers dentro de casa, diz estudo

Pesquisadores utilizaram sinais abertos como microfones e câmeras, Wi-Fi, Bluetooth e intensidades de sinal de GPS para coletar informações

8 ago 2024 - 15h55
(atualizado às 15h58)
Sinais de GPS permitem que hackers monitorem a sua casa; entenda
Sinais de GPS permitem que hackers monitorem a sua casa; entenda
Foto: Getty Images

Hackers geralmente têm como alvo a detecção de ambientes, identificação de atividade humana e mapeamento de ambientes internos, é o que revela um estudo do Instituto Indiano de Tecnologia de Déli.

Uma vulnerabilidade de smartphone pode revelar onde você está e o que está fazendo - e é possível que empresas ou agências de inteligência já estejam fazendo uso disso. 

Publicidade

A recente descoberta aponta que esta vulnerabilidade de segurança usa dados no sinal de GPS e não requer acesso aos dados da câmera, microfone ou acelerômetro. Este é o estudo mais extenso sobre sensoriamento baseado em GPS por satélite até agora.

Os pesquisadores utilizaram sinais abertos como microfones e câmeras, canais secretos como Wi-Fi, Bluetooth e intensidades de sinal de GPS para coletar essas informações.

"Dados de GPS semiprocessados (39 recursos) acessíveis a aplicativos desde o Android 7, com permissões de localização precisa, podem ser usados como um canal de vazamento altamente preciso para detecção de ambiente, reconhecimento de atividade humana e mapeamento de espaços internos (precisão de 99%+)", cita o estudo.

Os dados do GPS carregam não apenas informações de latitude, longitude e altitude, mas também cerca de 40 outras métricas que ajudam os dispositivos a reduzir as taxas de erro e aumentar a precisão, como o desvio Doppler (a rapidez com que um receptor se move em relação ao satélite transmissor) e a relação sinal-ruído da transmissão.

Publicidade

Com isso, os dados foram adquiridos de aviões, navios de cruzeiro e locais de alta altitude.

Quais aplicativos consomem mais internet? Quais aplicativos consomem mais internet?

"Para reter informações cruciais, analisamos todos os sinais de GPS via satélite e selecionamos as melhores características usando análise de correlação cruzada", diz o estudo.

"Podemos reconhecer prontamente situações desafiadoras, como estar no metrô, quando alguém está acenando com a mão na frente de um dispositivo móvel, na frente de uma escada ou com outras pessoas presentes (nem sempre portando telefones)", inclui o artigo.

Como foi a pesquisa

Soham Nag e Smruti Sarangi, do Instituto Indiano de Tecnologia de Déli, criaram um sistema baseado em inteligência artificial chamado AndroCon que pegou todas essas informações de cinco tipos de smartphones Android e extraiu pistas adicionais sobre a sala ou edifício em que o usuário estava.

Publicidade

Em um teste, a dupla coletou mais de 100.000 leituras de vários usuários com telefones diferentes, tiradas em vários locais, como um dormitório universitário, um estádio esportivo e um mercado movimentado.

Vários modelos de IA foram usados para determinar a localização apenas a partir dos dados, com pelo menos uma precisão de pontuação de mais de 90%. 

Em outro teste, a IA foi encarregada de determinar se um usuário estava sentado, em pé, deitado ou acenando para o telefone quando as leituras foram feitas.

Em entrevista ao portal New Scientist, Nag e Sarangi disseram que a técnica provavelmente já está sendo usada por agências de inteligência como a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA).

“Isso é algo que um grupo acadêmico pode fazer. Agências de inteligência, meu palpite é que elas sabem disso com certeza”, diz Sarangi. “No mundo da segurança, se algo é factível, tenha certeza de que alguém está fazendo isso.”

Publicidade

Os pesquisadores testaram apenas dispositivos Android, mas acreditam que qualquer dispositivo que permita que um aplicativo acesse as diversas métricas de GPS seria vulnerável, citou o New Scientist.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações