A companhia de telecomunicações britânica Virgin Media O2 acaba de lançar uma inteligência artificial intrigante: um chatbot de áudio que atua como uma avó confusa, programado para apenas irritar fraudadores por telefone.
Daisy, como é chamada, parece ser uma utilização nobre e incomum de chatbots de IA, que são mais comumente empregados para aplicar golpes do que para combatê-los. Essa reversão inteligente pode auxiliar pessoas vulneráveis, como os avós, que são geralmente alvo dos fraudadores.
"Como 'Chefe de Relações com Golpistas', a missão desta Vovó IA de última geração é falar com fraudadores e desperdiçar o máximo de tempo possível com divagações humanas", escreveu a Virgin Media sobre o bot.
"Criada usando uma gama de tecnologia de IA de ponta e treinada com a ajuda de um dos mais conhecidos golpistas do YouTube, Jim Browning, Daisy é uma Vovó IA realista completamente indistinguível de uma pessoa real."
Como a vovó age?
Daisy, que a empresa afirma conectar automaticamente a possíveis ligações fraudulentas, utiliza divagações confusas sobre sua família e seu amor pelo tricô. Ao ser solicitada a fornecer dados bancários, ela acaba fornecendo números aleatórios aos fraudadores. Ela mantém os fraudadores em contato por até 40 minutos, conforme relatado pela O2.
O Blog da Virgin explica que: "Ao enganar os criminosos, fazendo-os pensar que estavam fraudando uma pessoa real e explorando os preconceitos dos golpistas sobre pessoas mais velhas, Daisy os impediu de atingir vítimas reais".
"Mas, fundamentalmente, Daisy também é um lembrete de que não importa o quão persuasivo alguém do outro lado da linha seja, essa pessoa nem sempre é quem você pensa que é", acrescentou o diretor de fraudes da Virgin, Murray Mackenzie.