A empresa de investimento Warburg Pincus anunciou nesta sexta-feira investimento de 125 milhões de dólares na Contabilizei, se tornando a maior acionista da companhia brasileira de tecnologia de serviços contábeis com foco em pequenas empresas e profissionais autônomos.
A Warburg não revelou a avaliação da Contabilizei após o investimento e nem o tamanho da participação adquirida na empresa. A empresa afirmou que comprou participações de fundos de capital de risco que fizeram aportes na Contabilizei a partir de 2014, incluindo Kaszek.
Segundo a companhia, com o investimento na Contabilizei, a Warburg Pincus chega a um portfólio de 11 empresas brasileiras, das quais oito no setor de tecnologia. Além da Contabilizei, a Warburg Pincus já investiu na Sólides, Superlógica, Scanntech, Bip, JusBrasil, Alper Seguros, Matera, Vero (ex-Americanet), Grupo Salta e Blu Pagamentos.
A Contabilizei tem, atualmente, mais de 50 mil clientes, opera em equilíbrio financeiro e teve receita total anualizada de mais de 300 milhões de reais.
A Warburg afirmou que o investimento foi "secundário, dado o alto nível de eficiência da companhia (Contabilizei), que está em 'breakeven' e possui 'unit economics' extremamente rentáveis, de forma que ela não necessitava de mais capital primário".
"Vemos um grande potencial na empresa, sobretudo em um mercado ainda dominado por processos manuais e com amplo espaço para automatização e uso de inteligência artificial", disse Bruno Maimone, gestor da Warburg Pincus no Brasil, acrescentando que a Contabilizei tem "amplo espaço para maior monetização via o crescimento da oferta de serviços financeiros".