A Waymo, da Alphabet, disse nesta quinta-feira que vai expandir seus serviços de transporte autônomo para Miami, na Flórida, adicionando mais uma cidade às suas operações enquanto busca conquistar vantagem em um mercado cada vez mais competitivo.
A empresa planeja introduzir seus veículos nas ruas de Miami no início do próximo ano e pretende lançar os serviços aos passageiros em 2026, oferecendo corridas por meio do aplicativo Waymo One.
A expansão da Waymo chega em um momento crucial, já que a empresa está sob intensa fiscalização dos órgãos reguladores de segurança após vários incidentes envolvendo a tecnologia de direção autônoma.
A forte concorrência no mercado de veículos autônomos, especialmente da Cruise, da General Motors, da Zoox, da Amazon, e da recém-chegada Tesla, representa um desafio significativo para os esforços da Waymo em estabelecer e manter a liderança no setor de tecnologia de carros autônomos, que está evoluindo rapidamente.
Miami se juntará a Phoenix, Los Angeles, San Francisco e Austin como cidades onde a Waymo opera.
A Waymo também anunciou uma parceria com a empresa de financiamento de veículos Moove, sob a qual a startup gerenciará as operações da frota da Waymo, instalações e infraestrutura de carregamento, começando em Phoenix, no Arizona.
No mês passado, a empresa abriu seus serviços de corrida para todos em Los Angeles e, em outubro, concluiu uma rodada de financiamento de 5,6 bilhões de dólares liderada pela Alphabet.