WhatsApp: app pode ganhar assistente com IA em nova aba

A nova aba permite que o usuário use chats com IA na barra de navegação. Um outro recurso a ser implementado é um ícone para acesso ao Meta AI.

16 jan 2025 - 14h25

"WhatsApp, faça uma mensagem desejando parabéns que eu vou enviar para meu primo que faz aniversário hoje". Esse tipo de comando poderá se comum em breve, quando o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil disponibilizar uma aba inteira só para conversas com inteligência artificial (IA). A versão beta do recurso foi descoberta na recente atualização do aplicativo para Android, segundo o portal especializado WABetaInfo.

Segundo o site, essa nova aba permite que o usuário use chats com IA na barra de navegação, na parte inferior da tela. Um outro recurso a ser implementado é um ícone para acesso ao Meta AI. O widget, no entanto, só deve ser fornecido no lançamento da atualização e em países que já tenham acesso irrestrito aos chats com IA.

Publicidade

O recurso deve permitir a qualquer usuário ter o próprio assistente virtual, além disso, ele será personalizável e capaz de adotar habilidades e ter um certo perfil de respostas. Assim, esse chat vai treinar com todas as informações fornecidas durante o uso regular do app. Ainda, ele terá um atalho para capturar uma foto de maneira instantânea e compartilhá-la com o Meta AI. Esse recurso permitirá aos usuários pedir ao chatbot para editar a foto, explicar seu conteúdo ou abordar quaisquer questões relacionadas à imagem.

Já era possível interagir com a IA da Meta por meio dos contatos, mas a ideia da empresa é facilitar o uso. Não é possível remover a Meta AI do WhatsApp, mas é possível apagar o chat com a IA para que ela apareça menos no app.

Quem é responsável pelo desenvolvimento dessa ferramenta é o AI Studio da Meta, a mesma subsidiaria que fez a IA do Instagram.

Usuários que testaram a ferramenta identificaram um ícone que facilita a visualização de links enviados. Ao lado de cada conversa automatizada, ainda, será exibido os nomes do autor e a quantidade de mensagens trocadas.

Publicidade

Segundo o WABetaInfo Se o recurso cair nas graças dos usuários, o "botão" IAs vai substituir o Comunidades. As funções e o acesso aos grupos públicos devem ser movidos para a seção Conversas.

O desenvolvimento dessa tecnologia pelo WhatsApp é mais um passo que a empresa de Mark Zuckerberg dá em direção à IA. Especialistas indicam que a gigante pretende colocar no centro de seus serviços produtos com uso de inteligência artificial generativa.

A Meta AI funciona de forma similar a outros chatbots de IA generativa, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, que interagem com os usuários por meio de linguagem natural. As principais funcionalidades da Meta AI incluem responder a perguntas e fornecer informações sobre uma variedade de tópicos, gerar diferentes tipos de conteúdo criativo, como textos, traduções e roteiros, e criar imagens a partir de descrições textuais, utilizando o recurso "Imagine".

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se