YouTube exige que vídeos com IA generativa sinalizem uso da tecnologia

Usuários terão que colocar rótulos de aviso em conteúdos manipulados ou correm risco de perder suas contas

14 nov 2023 - 19h40

O YouTube vai exigir que os criadores de conteúdo da plataforma, ao usarem inteligência artificial (IA) para alterar algum vídeo, sinalizem a manipulação de imagem com uma nova etiqueta que será disponibilizada pelo serviço. A atualização foi anunciada nesta terça-feira, 14, e pode começar a valer entre o final deste ano e o início do ano que vem.

Caso criadores de vídeos artificiais não informarem sobre essa manipulação, o próprio YouTube vai sinalizar com um rótulo próprio que os vídeos podem ter sido modificados com IA e os donos dos conteúdos "estarão sujeitos a penalidades do YouTube, incluindo remoção do conteúdo, suspensão do Programa de Parcerias ou outras penalizações".

Publicidade

Para vídeos manipulados que falam sobre temas considerados mais polêmicos, como eleições, guerras e saúde, a etiqueta de aviso ficará mais visível, exposta durante toda a exibição das imagens. Em seu blog, a empresa também diz que está "apresentando uma opção para nossos parceiros de música pedirem a remoção de conteúdo musical gerado por IA que imita a voz de um artista".

O objetivo com essa atualização da política da plataforma, de acordo com o YouTube, seria para garantir um ambiente mais saudável, em que os usuários não corram o risco de serem enganados ou de caírem em fake news.

*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se