A brasileira Rebeca Andrade venceu o Mundial de Ginástica Artística na categoria individual geral nesta quinta-feira, 3, em Liverpool, na Inglaterra. Esta foi a primeira vez que uma brasileira conquistou o feito na modalidade.
A campeã olímpica começou a sua participação na final com um ótimo salto e ficou na liderança por grande parte da competição. Agora campeã mundial, Rebeca Andrade foi seguida pela americana Shilese Jones e pela britânica Jessica Gadirova, que formam o pódio da competição.
Rebeca abriu vantagem de 0,4 já na primeira rotação, em relação à segunda colocada, a americana Jade Carey. A diferença para a quarta colocada de mais de um ponto.
Consistente, Rebeca passou bem pela trave. Apesar de perder a conexão de movimentos, foi mais precisa nas acrobacias em relação à classificatória.
Nas barras assimétricas, a atleta brasileira teve maior dificuldade, visto que, mesmo tendo uma boa apresentação, não conseguiu muito destaque. Às vésperas da última prova, Rebeca Andrade anotou 13.533, nota melhor do que a recebida no primeiro dia de provas.
Mas foi o solo, seu ponto forte, que garantiu à ginasta o ouro. Rebeca não decepcionou ao som de 'Baile de Favela', hit com o qual conquistou a medalha olímpica, e arrancou gritos e palmas da arquibancada com sua apresentação.