A Globo voltou a ser a Globo de antes. Pelo menos no Ibope. Depois de uma sequência de altos e baixos, os horários de novelas apresentam resultados positivos simultaneamente.
Essa tendência é registrada desde o ‘Vale a Pena Ver de Novo’ até a principal faixa de teledramaturgia do canal, às 21h.
Há menos de dois meses no ar, a reprise de ‘Senhora do Destino’ já está com 16 pontos de média, apenas 1 ponto atrás de ‘Cheias de Charme’ e ‘O Rei do Gado’, recordistas dos últimos anos.
‘Malhação – Pro Dia Nascer Feliz’ terminou no último dia 3 com média de 19 pontos, melhor resultado de temporada desde 2010.
Às 18h, ‘Novo Mundo’ registra 22 pontos, 1 a mais do que a antecessora, ‘Sol Nascente’, e com viés de alta no Ibope nas últimas semanas.
Na reta final, ‘Rock Story’ está com 25 pontos. Não deverá alcançar a marca de 27 deixada por ‘Haja Coração’ e ‘Totalmente Demais’, porém seu índice é satisfatório e, mais relevante do que isso, a novela exibiu uma dramaturgia superior às tramas anteriores.
O horário de maior visibilidade e faturamento da Globo, às 9 da noite, teve recuperação surpreendente: depois da decepção com ‘A Lei do Amor’, que fez média de 27 pontos, a atual ‘A Força do Querer’ elevou a faixa aos 31 pontos em menos de 30 capítulos no ar.
Estes números contradizem os rumores de crise na teledramaturgia da TV aberta. Ainda que disponham de muitas outras fontes de entretenimento digital, como os serviços de streaming, as pessoas continuam a ter interesse pela boa e velha telenovela.
Enquanto isso, as principais produções de ficção da Record e do SBT enfrentam queda de público desde que as emissoras suspenderam o sinal para várias operadoras de TV paga. Um impasse sem perspectiva de final feliz.