O longa brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, foi pré-indicado nesta sexta-feira (3) ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira do British Academy Film Awards (Bafta), considerado o "Oscar britânico".
A produção apareceu na lista de pré-selecionados ao lado de "Tudo que imaginamos como luz", "Cão preto", "O Conde de Monte Cristo", "Emilia Pérez", "Flow", "A menina com a agulha", "Kneecap - Música e liberdade", "La chimera" e "A semente do figo sagrado".
Os finalistas do Bafta serão anunciados pela Academia Britânica em 15 de janeiro, enquanto a cerimônia de premiação ocorrerá em 16 de fevereiro, em Londres.
Embora "Ainda Estou Aqui" esteja na luta pelo prêmio na capital inglesa, a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no longa brasileiro, não marcou presença entre as pré-indicadas das categorias de atuação.
A empresa americana Comscore divulgou ontem (2) que "Ainda Estou Aqui" superou a marca de três milhões de espectadores desde sua estreia nos cinemas brasileiros, em 7 de novembro de 2024. A obra se tornou o maior sucesso de bilheteria nas telonas do país no período pós-pandemia de Covid-19.
A obra, que narra o desaparecimento do deputada Rubens Paiva, torturado e morto pelo regime militar brasileiro (1964-1985), está entre os 15 pré-selecionados para o Oscar de melhor filme internacional. .