Confira a programação da 34ª Semana Municipal da Consciência Negra

A programação é gratuita e inclui shows musicais, apresentações de dança, feiras de artesanato e gastronomia, oficinas pedagógicas, rodas de conversa e muito mais

12 nov 2024 - 10h03

A cidade de Porto Alegre comemora a 34ª edição da Semana Municipal da Consciência Negra com uma programação gratuita e repleta de atividades culturais. O evento, organizado pela prefeitura em parceria com diversas instituições, acontece entre os dias 14 e 22 de novembro e tem como objetivo celebrar a cultura afro-brasileira e promover a igualdade racial.

Foto: Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

Com uma série de atrações concentradas no Largo Zumbi dos Palmares, a programação inclui shows musicais, apresentações de dança, feiras de artesanato e gastronomia, oficinas pedagógicas, rodas de conversa e muito mais. Além disso, a semana contará com eventos especiais em outros locais da cidade, como a Sociedade Cultural Floresta Aurora, o clube social negro mais antigo do Brasil.

Publicidade

"A Semana da Consciência Negra é um momento importante para resgatar a história e a cultura afro-brasileira, que por muito tempo foram marginalizadas", afirma Adriana Santos, coordenadora de Direitos e Políticas de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Serviço

Ilhota Hub de Inovação Preta - Iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) em parceria com a Reafro - Rede Brasil Afroempreeendedor.

O nome homenageia a primeira área de ocupação negra e popular de Porto Alegre, próxima ao arroio Dilúvio e a avenida Ipiranga, que serviu de moradia para famílias carentes até o fim da década de 1960.

Publicidade

Entre os objetivos do hub estão a geração de oportunidades de negócios, articulação de parcerias para programas de crédito e microcrédito, além de financiamento para atender às necessidades dos afroempreendedores. Quinta-feira, 14, às 9h, no salão nobre da ACPA.

Estátua de Zumbi dos Palmares - Produzida pelo artista Mario Cladera, uruguaio radicado em Porto Alegre desde 1978 e referência em escultura no Rio Grande do Sul, a estátua mede 2,40 metros de altura, somando a lança, e foi feita em bronze. Cladera é autor de 25 obras públicas entre bustos, hermas e figuras de corpo inteiro. Quarta-feira, 20, às 10h, no Largo Zumbi dos Palmares.

Programação cultural - São mais de 20 atrações, incluindo rodas de conversa, apresentações e shows no Largo Zumbi dos Palmares, entre os dias 16 e 22 de novembro. Negra Jaque, Andrea Cavalheiro, Loma Pereira, Grupo Desagravo, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba, Bambas da Orgia e União da Tinga estão entre os convidados. Confira aqui os dias e horários (sujeito a alterações).

Juntamente com o programa Centro+ e o Instituto Oliveira Silveira (IOS), uma agenda cultural irá movimentar o feriado de 20 de novembro:

8h - Cavalgada da Consciência Negra/Piquete Pêlo Escuro - da Orla para o Centro Histórico;

Publicidade

9h30 - Abertura da Exposição Grupo Palmares e as Mulheres, Pinacoteca Aldo Locatelli do Paço Municipal;

10h30 - Jogo dos Canelas Pretas com a benção dos Orixás, no Parque Marinha do Brasil;

12h - Churrasco da Consciência Negra, no Parque Harmonia;

15h - Bloco do Oliveira Silveira, da Orla para a Casa do Gaúcho;

16h - Show "Xandelle é 20", na área central do Parque Harmonia;

17h - Roda de Capoeira da Consciência Negra, no Largo Zumbi dos Palmares.

"Estamos realizando um sonho de Oliveira Silveira neste ano, valorizando as culturas afro-gaúchas na Orla e no Centro Histórico. A alvorada do dia 20 de novembro será recebida com um bom chimarrão e declamação da Consciência Negra, abrindo uma programação que vai até o pôr-do-sol em Porto Alegre", comemora a secretária municipal de Cultura e Economia Criativa, Liliana Cardoso.

Publicidade

Emprego e renda - A equipe do Sine Municipal estará no Largo Zumbi dos Palmares atendendo o público em geral para as vagas de emprego cadastradas no sistema. Segunda-feira, 18, das 9h às 16h.

Educação - A programação prevista pela rede municipal de ensino inclui jogos africanos, exposição dos espaços educativos afro-brasileiros e indígenas das escolas, rodas de capoeira e de conversa, contação de histórias e apresentações culturais da banda de estudantes do CMET Paulo Freire, Tambores de Freire.

*Com a informação PMPA

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se