Quer queimar até 400 kcal/hora? Confira benefícios da dança
A dança pode ser uma ótima opção de atividade física para perder peso e diminuir o estresse
Quem nunca dançou quando ouviu uma música que gosta? Não é preciso ser um bailarino profissional para colocar o corpo para mexer. Hoje, diversas academias e escolas de dança oferecem opções para qualquer pessoa se tornar um dançarino profissional.
Aqueles que não gostam de malhar podem optar por fazer atividades físicas a partir de coreografias das suas músicas favoritas. Ao realizar os movimentos da dança, uma pessoa aumenta a frequência cardíaca, mexe a musculatura e articulações, assim como os exercícios aeróbicos. “Por ser um trabalho de movimento, a dança convoca toda a musculatura para trabalhar. Ao fazer isso, ela acaba sendo uma atividade física ao mesmo tempo aeróbica e anaeróbica”, explica Helô Gouvêa, sócia e professora do Estúdio Anacã.
Perder peso A dança é uma atividade física que movimenta toda a musculatura, assim como os exercícios aeróbicos. Em média, é possível gastar de 300 a 400kcal/hora dependendo da intensidade.
Foto: iStock
2 de 10
Faz bem ao coração Dançar aumenta a capacidade sanguínea e faz bem ao coração. Algumas modalidades de dança, como jazz, axé e salão, estimulam a circulação do sangue e melhoram a capacidade respiratória.
Foto: iStock
3 de 10
Melhora a coordenação motora Algumas modalidades, como a dança de salão, trabalham a agilidade e a coordenação motora, melhorando a percepção.
Foto: iStock
4 de 10
Melhora a postura O balé, por exemplo, exige muito dos membros inferiores, além de aumentar a concentração, melhorando a postura.
Foto: iStock
5 de 10
Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade Assim como outras atividades físicas, a dança libera endorfina, hormônio do prazer, diminuindo a tensão e relaxando a musculatura. Além disso, dançar estimula a concentração e tranquiliza, diminuindo a ansiedade.
Foto: iStock
6 de 10
Melhora a autoestima As pessoas conseguem se expressar melhor quando dançam, assim acabam se sentindo mais confiantes em diversas situações. Além disso, acabam tendo maior percepção do corpo, influenciando no aumento da autoestima.
Foto: iStock
7 de 10
Combate a depressão - A dança consegue ligar o corpo, a mente e o espírito. Muitas pessoas acabam utilizando a dança como forma de terapia para encontrar o equilíbrio emocional.
Foto: iStock
8 de 10
Ajuda na interação e no convívio com novas pessoas - Dançar normalmente é praticado em grupo, ajudando na socialização e na interação entre as pessoas, possibilitando a criação de novas amizades.
Foto: iStock
9 de 10
Pode ser praticado por qualquer pessoa sem restrição - Homens, mulheres, crianças e idosos podem colocar o corpo para mexer, mas sempre com instruções de um profissional capacitado. Se fizer todos os exames e estiver em boas condições físicas, qualquer pessoa pode dançar.
Foto: iStock
10 de 10
Conhecer novas culturas A dança permite conhecer diversas manifestações culturais, do samba ao hip-hop, do balé ao country.
Foto: iStock
Em média é possível gastar de 300 a 400kcal/hora, dependendo da intensidade. Todos os tipos de dança têm esse potencial para perda de peso, desde salão, jazz, balé, samba até hip-hop. “Existem algumas modalidades que são mais fáceis de iniciar ou retomar. O aerojazz, por exemplo, é uma ótima opção para começar”,
Segundo Helô Gouvêa, “além de ajudar a perder peso, a dança aumenta a capacidade sanguínea e faz bem ao coração”. Algumas modalidades de dança, como jazz, axé e salão, estimulam a circulação sanguínea e melhoram a capacidade respiratória.
A dança também traz um grande benefício terapêutico. Segundo a professora, dançar traz um grande equilíbrio emocional, aliviando o estresse, a ansiedade e estimulando a concentração. “Muitas mulheres procuram a dança como forma de melhorar a coordenação motora, principalmente sua performance ao volante”.
A dança consegue ligar o corpo, a mente e o espírito. Além dos benefícios físicos e psicológicos, dançar normalmente é praticado em grupo, ajudando na socialização e na interação entre pessoas, possibilitando a criação de novas amizades.
Publicidade
Com todos esses benéficos físicos e mentais, a dança ainda tem outro lado bom: pode ser praticada por todos. Homens, mulheres, crianças e idosos podem colocar o corpo para mexer, mas sempre com instruções de um profissional capacitado. “Se fizer todos os exames e estiver em boas condições físicas, qualquer pessoa pode dançar”, comenta Helô.