O dia de Finados existe desde o ano 998 da Era Comum. A história é que um peregrino francês, voltando de uma viagem à Terra Santa, naufragou e foi parar em uma ilha isolada.
Lá encontrou um ermitão que lhe contou um segredo. Disse que nesta ilha existia um poço cujo fundo era o purgatório. Da beirada, se podia ouvir os lamentos das almas torturadas.
O ermitão explicou que ele mesmo ouvira demônios reclamando das boas pessoas que rezavam por estes condenados. Porque as orações libertavam os infelizes do sofrimento e os levavam ao paraíso. As orações com mais poder eram as rezas dos monges do mosteiro beneditino de Cluny, o mais poderoso da Idade Média.
Quando finalmente voltou conseguiu sair da ilha e voltar para sua terra é que nasceu o dia de Finados, mas a origem é muito anterior, como explico neste vídeo.
(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência Compasso, e também realiza mentorias com profissionais e executivos. Saiba mais andreforastieri.com.br.