Mauricio de Sousa credita a "lado mulher" criação da Mônica

26 fev 2013 - 12h36
(atualizado em 27/2/2013 às 02h52)
<p>Mauricio de Sousa ao lado da filha Mônica, que inspirou a personagem dos quadrinhos, no anúncio sobre a celebração dos 50 anos de sua criação, em São Paulo</p>
Mauricio de Sousa ao lado da filha Mônica, que inspirou a personagem dos quadrinhos, no anúncio sobre a celebração dos 50 anos de sua criação, em São Paulo
Foto: Fernando Borges / Terra

Como criar uma personagem icônica do sexo feminino sem que o autor seja uma mulher? Pergunte a Mauricio de Sousa. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (26), no Memorial da América Latina, em São Paulo, o artista e empresário de 77 anos afirmou que a única forma de conceber a baixinha, gorducha e dentuça dos quadrinhos foi observando o sexo oposto em sua própria casa.

"Você precisa pensar do outro lado. Então puxei meu lado mulher - e deu certo. Qualquer autor trabalha melhor depois de sentir o personagem na pele. Como eu senti? Pela convivência com as minhas filhas", explicou ao lado de sua filha Mônica Sousa, sua inspiração para a criação da personagem que completa 50 anos de existência em 2013.

Publicidade

Apesar da enorme gama de personagens da Turma criada pelo quadrinista - hoje dono de um lucrativo império que inclui, além de HQs e animações, centenas de produtos licenciados -, Mônica segue sendo a número 1 de Mauricio. Mas isso não veio do dia para a noite. Quando lançou a personagem, no distante ano de 1963, ele tinha como seu carro-chefe outra famosa figura dos quadrinhos: o "arqui-inimigo" da dentuça, Cebolinha. No entanto, o carisma e a personalidade forte da menina superou o jovem planejador de planos infalíveis.

"Quando se cria um personagem, você não domina bem o sucesso. Você sugere, mas é o público que sente, diz, reage e exige a forma como ele deve funcionar. E realmente foi o público que forçou essa barra. Tanto que, no começo, durante a década de 1960, as tirinhas se chamavam Turma do Cebolinha", explicou, creditando também ao sucesso a suposição de que o público feminino é mais atraído por gibis do gênero do que o masculino - principalmente se estes tiverem uma garota na capa.

Para celebrar o cinquentenário da dentuça, a Mauricio de Sousa Produções tem uma série de projetos acertados para 2013. No ramo de entretenimento, a Turma será a estrela do mês de setembro do canal pago Cartoon Network, no qual também serão exibidas pílulas animadas ao longo de todo o ano, além de curtas de animação voltados para o público adulto; em breve também será lançada uma revista com 100 páginas e acabamento especial da personagem, além de exposições focadas nela e dois espetáculos teatrais: Mônica Mundi, que estreia no Rio de Janeiro no próximo dia 3 de março, e a superprodução Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, encenada pela primeira vez em 1978 e considerada pela empresa como a "queridinha" das comemorações.

O aniversário também será fartamente celebrado no ramo de vendas, com uma série de licenciamentos da marca Mônica em restaurantes, doces e brinquedos - incluindo uma linha retrô.

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações