Um mural de Banksy que passou os últimos meses coberto por tapumes e andaimes de uma obra foi exibido nesta segunda-feira no centro de Notting Hill, em Londres.
A obra — conhecida pelos diferentes nomes O Grafiteiro, O Pintor e Velázquez — mostra um artista, que se acredita ser o pintor espanhol Diego Velázquez, com um cavalete escrevendo "Banksy" em grandes letras vermelhas.
Pintada na esquina das ruas Acklam e Portbello em 2008, ela foi coberta depois que a construtora Enstar Capital começou a reformar a propriedade para fazer apartamentos de luxo.
"É uma característica adorável do edifício e uma característica adorável de Notting Hill que mantém seu toque londrino", disse o executivo-chefe da Enstar Capital, Simon Lyons, à Reuters.
"Uma das razões de eu ter comprado o edifício foi haver um Banksy ali, ele lhe deu um perfil emblemático. Embora eu ache os preços de um Banksy absurdos, pode-se dizer que sou um fã, de certa maneira".
Originalmente a Enstar queria remover o Banksy, mas decidiu que seria muito arriscado fazê-lo, por isso a imagem continua no mesmo local, coberta por vidro e iluminada por refletores.
Os apartamentos de luxo de um quarto valem no mínimo 1,2 milhão de dólares, disse Lyons sobre a propriedade.
"Será que eu adoraria se Banksy viesse e o fizesse no edifício em que moro? Provavelmente não", afirmou.