Previsto para acontecer inicialmente no mês de maio e adiado por conta da catástrofe climática, o Noite dos Museus realizará sua oitava edição ainda neste ano. Entendendo a importância da execução do evento para a reconexão do público com os espaços culturais e o patrimônio público, principalmente nas regiões mais afetadas pela enchente, o projeto voltará a movimentar a capital gaúcha no dia 7 de dezembro, abrindo diferentes museus, galerias e centros culturais para visitação gratuita em horário diferenciado, das 18h até a meia-noite, e reunindo dezenas de exposições, performances artísticas e shows nesses locais e nas ruas da capital gaúcha.
Entre os novos espaços no circuito de visitação estará o Mercado Público, representando o museu vivo de Porto Alegre - um local democrático e ecumênico por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças - e que agora carrega marcas recentes da história da cidade em suas paredes. Outras novidades que passam a fazer parte desta edição são o Museu da Cultura Hip Hop RS, na Vila Ipiranga, que reforça o comprometimento do evento com o que é contemporâneo e relevante, além de instituições culturais que foram gravemente afetadas pelas chuvas e que conseguiram se recuperar para receber o público, como o Instituto Caldeira, no Quarto Distrito, e o Museu Militar do Comando Militar do Sul, no Centro Histórico, que apresentará o resgate do seu acervo.
Também estão confirmados o Centro Cultural da UFRGS, a Cinemateca Capitólio (com programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS), o Espaço Força e Luz, a Fundação Ecarta, a Galeria de Arte do DMAE / Associação Chico Lisboa, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Museu da UFRGS, o Museu de Anatomia da UFCSPA, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Palácio Piratini e a Pinacoteca Ruben Berta.
"Queremos reativar, principalmente, locais que ficaram muito tempo sem receber o público, porque foram tomados pelas águas, além de dar visibilidade a outros espaços e museus. Nossa intenção é levar as pessoas de volta para as regiões da Praça da Alfândega, do Mercado Público, do Quarto Distrito, para que elas tomem posse novamente desses locais, sem deixar de esquecer tudo o que aconteceu," explica Rodrigo Nascimento, idealizador do evento.
Assim como nas últimas edições, um grande palco será montado na Praça da Alfândega para receber uma série de apresentações e outro em frente ao Museu da Brigada Militar, na Rua dos Andradas. No total, mais de 65 atrações estarão espalhadas pelas ruas e pelos espaços culturais da cidade, dando destaque a artistas atuantes no Rio Grande do Sul, selecionados por edital. As apresentações abrigrarão diferentes expressões, como dança, teatro, circo, performance e sarau, além de uma ampla variedade de gêneros musicais, que vão do jazz e o pop ao rock e o samba, equilibrando nomes já consagrados com novidades da cena cultural, vasta presença feminina e significativa representatividade de artistas negros e LGBTQIAPN+.
Desde que estreou em Porto Alegre, em 2016, o Noite dos Museus já reuniu cerca de 578 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada edição. Desde então, o evento passou a realizar edições anuais em Porto Alegre. Mesmo em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus, dando continuidade à conexão entre o público e os espaços culturais da cidade. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura. Em 2023, o evento bateu recorde de público, recebendo mais de 185 mil participantes.
SERVIÇO
8ª edição do Noite dos Museus
Dia 7 de dezembro de 2024, das 18h até a meia-noite
Gratuito