Mais de 600 salas em 193 cidades se recusam a exibir Vingadores: Era de Ultron, em meio a queda de braço com a Disney sobre porcentagem dos lucros com bilheteria.
Siga Terra Diversão no Twitter
O filme estreou nesta quinta-feira (23) na Alemanha, mas os moradores de cidades pequenas – sobretudo as com menos de 50 mil habitantes – que quiserem assisti-lo terão que buscar cinemas de centros urbanos maiores.
Isso porque 686 cinemas de 193 cidades de diversas partes do país estão se recusando a exibir a sequência da história, apesar do grande apelo popular que ela possui. O filme original, lançado em 2012, arrecadou mais de US$ 1,5 bilhão em bilheteria pelo mundo.
O motivo principal do boicote é a decisão da Disney de aumentar o aluguel do filme de 47,7% para 53% do total da venda de entradas. Além disso, irritou os proprietários de cinemas o fato de a produtora ter cortado verba de auxílio para divulgação e subsídios a óculos 3D.
"Abordar a indústria com essas condições não é apenas em comum, mas também um escândalo", afirmou Andreas Kramer, presidente da Associação de Cinemas Alemães.
Estima-se que foram gastos 3,4 bilhões de euros para equipar cinemas com sistema de projeção digital na Alemanha. Isso fez as companhias de distribuição economizarem bilhões, já que não têm mais a necessidade de produzir cópias físicas. Porém, argumenta Kramer, elas não deram qualquer tipo de contribuição à modernização das salas.
Não é a primeira vez que acontece um boicote do tipo na Alemanha. Em 2003, cerca de 200 cinemas se recusaram a exibir O Hulk depois de a Disney tentar elevar sua porcentagem nos lucros com bilheteria.