A partir deste sábado (19), a cidade italiana de Matera, na região de Basilicata, é oficialmente a Capital Europeia da Cultura em 2019.
Diversos festejos estão programados no município durante a cerimônia de inauguração, que ocorrerá na noite de hoje (horário local). Os eventos vão contar com a presença do presidente da Itália, Sergio Mattarella, do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, além do ministro da Cultura, Alberto Bonisoli. "Matera é a primeira cidade do sul a ser escolhida como a Capital Europeia da Cultura, uma escolha que tem um significado e uma oportunidade para toda a região", disse Conte. O premier ainda ressaltou que é necessário mais investimentos, projetos inovadores e plausíveis na cidade porque "chegar aqui ainda é um negócio que não é digno de um país civilizado".
Matera foi escolhida a capital da cultura ao derrotar os municípios adversários de Cagliari, Assis, Siena, Lecce e Ravenna. "Aqui é o modelo de um turismo vencedor", afirmou o prefeito da cidade, Raffaello De Ruggieri, ao lançar o slogan "Matera, da vergonha à redenção".