Roma celebra 1º dia do ano com abertura de sítios arqueológicos

Termas de Caracala e Villa di Livia estão entre atrativos

31 dez 2024 - 13h48
(atualizado às 14h38)

A cidade de Roma, capital da Itália, anunciou que irá abrir nesta quarta-feira, 1º de janeiro, grandes marcos da arqueologia local, como as Termas de Caracala, o Santuário Sírio no Janículo, a Villa di Livia e o Arco de Malborghetto.

    A abertura integra a iniciativa "Boas Festas no Museu", realizada em conjunto com a Superintendência Especial romana e com o ministério da Cultura.

Publicidade

    Os sítios arqueológicos da Via Flaminia são o símbolo de dois momentos fundamentais da história romana: a Villa di Livia foi o refúgio onde Augusto e sua esposa Lívia Drusila encontraram descanso dos compromissos públicos do fundador do império. Já o arco de Malborghetto, rodeado de verde e natureza, é o local onde Constantino passou a noite anterior à batalha da Ponte Milvio, no qual, segundo a tradição, apareceu-lhe uma cruz com a inscrição "in hoc signo vinces" (com este sinal você vencerá).

    Tendo adotado os símbolos cristãos, Constantino derrotou as tropas de Maxêncio e tornou-se imperador.

    Nas encostas da Villa Sciarra, o Santuário Sírio no Janículo é testemunho dos cultos misteriosos de origem oriental da Antiguidade tardia, um lugar cheio de encanto, que foi recentemente reaberto após passar por restauração.

    Entre as Termas Imperiais da capital, as de Caracala são as mais bem preservadas na sua majestosa estrutura arquitetônica, estando todo o circuito termal, composto por Calidarium, Tepidarium, Frigidarium e Natatio, imerso no grande parque que também estará aberto no primeiro dia de 2025, com suas fontes e seus jatos. .

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se