Roma reabre Fontana di Trevi com limite de acessos

Número de visitantes foi enxugado para evitar superlotação

22 dez 2024 - 13h01
(atualizado às 22h07)

A Fontana di Trevi, uma das atrações mais visitadas de Roma, foi reaberta neste domingo (22) após a conclusão das obras de preservação do monumento do século 18, mas o retorno do ponto turístico foi marcado pela manutenção do limite de visitantes.

Os trabalhos de limpeza da construção, realizados em virtude do Jubileu de 2025, duraram três meses e custaram por volta de 327 mil euros. O processo fez com que o tanque de água da histórica fonte romana fosse esvaziado, mas a Prefeitura instalou uma passarela e uma piscina para que os turistas seguissem lançando moedas e frequentando normalmente o local, embora com os testes de limitação já introduzidos.

Publicidade

Após a água ter voltado a fluir na Fontana di Trevi, o acesso ao monumento continuará limitado a 400 visitantes por vez para evitar superlotação. Os turistas não precisarão pagar ingresso por enquanto, embora a introdução de uma taxa não tenha sido descartada no futuro, segundo informações de Roberto Gualtieri, prefeito de Roma.

O acesso dos turistas será feito pela escadaria central, enquanto a saída ficará em um portão do lado da Via dei Crociferi. O horário de visitação será todos os dias das 9h às 21h (local).

"A intervenção foi necessária e importante, tanto que agora podemos ver melhor as cores do mármore. No entanto, também foi uma oportunidade para inovar: a polêmica foi resolvida. Experimentamos um modo mais civilizado que agora está fixado para a fonte. Esse número reavaliaremos futuramente caso for necessário", disse Gualtieri.

O secretário de Cultura de Roma, Massimiliano Smeriglio, avaliou positivamente a experiência da passarela, pois "mostrou que é possível ordenar a utilização do monumento". .

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações