São Paulo recebe 'Semana da Pizza' a partir de 8 de julho (2)

Iniciativa será realizada em ao menos 20 pizzarias

27 jun 2024 - 13h24
(atualizado às 13h27)

São Paulo receberá a "Settimana della Pizza", um evento no qual o público poderá saborear o alimento feito com ingredientes italianos, entre os próximos dias 8 e 14 de julho.

    A iniciativa, organizada por ocasião do "Dia Nacional da Pizza", celebrado anualmente em 10 de julho, contará com uma programação de receitas exclusivas de um dos pratos mais típicos da Itália.

Publicidade

    Durante a Settimana della Pizza, 20 tipos de cobertura vão representar 20 regiões italianas, promovendo ao menos um ingrediente típico de cada um desses territórios em 18 endereços de São Paulo e em outros dois fora da capital - Indaiatuba e Sorocaba. O grupo de participantes também contará com a pizzaria Castelões, a mais antiga em funcionamento do país, que representará o estilo paulistano de pizza.

    Todas as pizzas elaboradas para o evento serão produzidas com farinha e tomates pelados 100% italianos. Além dos pratos ligados a uma das regiões do "Belpaese" e à capital paulista, a "regionale", cada endereço terá em seu menu a pizza "tradizionale", representada pela margherita.

    Entre as pizzarias participantes estão Qui o Qua (Abruzzo); Foglia Forneria (Basilicata); Rural Pizzeria Napoletana (Calábria); Soffio Pizzeria (Campânia); Bráz Pizzaria (Emilia-Romagna); Veridiana Pizzaria (Friuli-Venezia Giulia); A Pizza da Mooca (Lazio); Napoli Centrale (Ligúria); Maremonti - unidade campo belo - (Lombardia); Sabella Antica Rosticceria (Marcas); Farmo Forneria Boutique (Molise); It Pizza (Piemonte); Gattofiga Pizza Bar (Puglia); Ombra (Sardenha); Galpão da Pizza (Sicília); Temperani Cucina (Toscana); La Braciera (Trentino-Alto Ádige); Diavola Pizzeria Italiana (Úmbria); Villa Napoli (Valle d'Aosta); e Brace di Napoli (Vêneto).

    O evento é um desdobramento de três edições da Giornata della Pizza, promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) entre 2021 e 2023. Neste ano, ele volta ampliado, com a realização dirigida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e como uma etapa prévia da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana - confirmada para o final de outubro.

Publicidade

    A própria Italcam, a Accademia Italiana della Cucina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo completam o time de realizadores, que ainda conta com o apoio da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit).

    A lista das 21 receitas desenvolvidas para o evento, e os seus respectivos endereços e preços, pode ser consultada no site da Settimana della Pizza (www.settimanadellapizza.com).

    Campanha Meu Tomatì - A programação também reforçará a importância de um bom molho de tomate na produção da pizza. Para isso, o projeto europeu "Meu Tomatì - Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade", coordenado no Brasil pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), marcará presença nesta edição em duas pizzarias: La Braciera e Castelões.

    Durante uma semana, os paulistanos poderão provar um molho feito com os tomates industrializados "Meu Tomatì", que chegam ao país com as mesmas condições nutricionais e sensoriais do fruto fresco, recém-colhido, pois não contêm conservantes, nas duas pizzarias participantes.

Publicidade

    A campanha Meu Tomatì está em seu segundo ano de divulgação no Brasil e acontece simultaneamente em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

    O projeto conta com apoio da União Europeia no âmbito do programa AGRIP-SIMPLE , sendo promovido pela OI Pomodoro Industria Centro Sud. A coordenação no país é da Italcam, em parceria com as demais Câmaras Italianas das cidades mencionadas. .

  
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações